Tetragrama (YHVH, IHVH)

Tetragrama (YHVH, IHVH)

A quatro letras tetragrama (em grego, quatro letras ‘) é o nome “verdadeiro” do Deus das escrituras hebraicas. Ele nunca aparece completa por escrito, apenas os quatro consoantes, YHVH(hebraico, Yod Heh Vau Heh, leia direita para a esquerda) ou na versão latina, IHVH.

Na época, a escrituras hebraicas foram escritos, a língua falada foi considerada muito poderosa. Com uma cosmologia que viam a criação como o resultado de um enunciado, o nome do criador foi considerado um conhecimento muito poderoso. Devido a pronúncia do nome de Deus considerada como tendo um poder tão grande, que foi mantida em segredo, apenas os membros mais bem classificado do sacerdócio foram confiados com o conhecimento. Mesmo assim, o nome só foi pronunciada durante uma época do ano, durante a Festa do Perdão, o Yom Kippur.

O mandamento contra a “tomar o nome do Senhor em vão” não tinha nada a ver com fazer comentários desrespeitosos, mas se refere ao poder inerente do nome. Nome semelhante tradições existiu na Babilônia e religião egípcia.

É devido a essa restrição contra pronunciar o nome que, mesmo após a língua hebraica desenvolveu um sistema para a marcação de vogais na escritura escrito, sua pronúncia estava escondido, substituindo as marcas de vogais e pronúncia da palavra Adonai, Senhor . Cristãos traduzindo textos hebraicos não entendi essa tradição, e devido às marcas de vogais, mal traduzido o texto do nome “Javé” ou “Jeová”.

No judaísmo moderno, o tetragrama é comumente referido como “o Senhor”, ou seja, “O Nome ” , ea pronúncia regras ainda se aplicam.

Esoteric YHVH

O tetragrama é fundamental para as doutrinas de ambas as tradições cabalísticas judaicas e Esotérico, onde é equivalente aos quatro mundos cabalísticos de criação, os quatro elementos, os quatro arcanjos, e as quatro direções cardeais. Cabalistas Christian acrescentou a letra “Shin”, tornando “YHShH”, ou Yeheshua, Jesus, como prova da origem divina de Cristo.

Doutrina cabalística atribui quatro estados da manifestação da criação das quatro letras. As quatro armas de magia Ritual simbolizam a essência das letras do tetragrama, estes também formam a base para os quatro naipes nas cartas de tarô. Rituais mágicos emply vários pronúncia dos nomes em rituais teúrgicas, geralmente entoando os nomes das letras, em vez de tentar recriar uma antiga pronúncia.

Antiga “YHVH” a partir de uma inscrição fenícia em pedra

Tetragrama Decorado



Total de leitores: 1.514. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.951.829
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)