Soltício

Soltício

Solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios.

Durante o solstício, o Sol (visto da Terra) surge no ponto mais afastado do equador celeste ao realizar o seu movimento aparente no céu.

O solstício corresponde ao instante em que o Sol atinge a sua declinação máxima ou mínima, dependendo do hemisfério em questão. No solstício de Verão o Polo Norte apresenta uma inclinação de 23,5º em direção ao Sol, enquanto no solstício de Inverno o Polo Norte fica afastado do Sol com uma inclinação de 23,5º.

Tal como o equinócio (que ocorre em março e setembro), o solstício também ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início das estações do ano, que são contrárias em cada hemisfério.

O vocábulo “solstício” vem do latim solstitium, palavra composta de sol e stara, significando encontrar o Sol parado.
O Sol para, aparentemente, em duas ocasiões a cada ano, a cada transladação sua em torno da terra; isso acontece nos pontos solstícios de Câncer e Capricórnio.

Forma as eclípticas, ou seja, as posições mais afastadas do equador, que é a linha imaginária que divide a esfera terrestre em dois hemisférios iguais – o hemisfério austral, que é o verão, e o hemisfério boreal, que é o inverno.
Maçonicamente, comemora-se esses solstícios: o do inverno, 21 de junho, e o do verão, 21 de dezembro.

Em 24 de junho, comemora-se o dia de São João, o Evangelista, patrono da Maçonaria, quando é levada a efeito a festa de adoção de Lawtons.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, – 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 384.



Total de leitores: 210. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.613
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.