Deixe Comentários via Facebook

Deixe o seu Comentário

      Caros Irmãos do Blog MS Maçom.
      Parabéns pelo trabalho que realizam.
      Esta pesquisa sobre os símbolos judaicos está especialmente detalhada.
      Persistam nessa tarefa de divulgar a cultura maçônica.
      Quando puderem, visitem o Blog do Consistório Nº 1 (http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/).
      Recebam nosso tríplice abraço.
      Fraternalmente,
      MILTON A. g. DO SACRAMENTO – Comandante-em-Chefe do Consistório Nº 1.

      Ademar Gomes Cardoso disse:

      A MENORAH presente neste artigo apresenta mais que sete braços. Existe alguma explicação?

      Ximenes Ximenes disse:

      Meu Irmão,

      O que aparece realmente não é a Menorah citada, mas a Chanukiá.

      Este candelabro se chama chanukiá e é utilizado no Chanucá, a Festa das Luzes. A celebração é realizada em dezembro para lembrar a libertação do Templo de Jerusalém da dominação grega, em 164 a.C. Segundo a lenda, quando o templo foi retomado, restava apenas um pouco de óleo de oliva para acender a Menorá, um candelabro de sete ramos que representa os dias da criação.

      A quantidade só seria suficiente para acende-lo por uma noite mas, miraculosamente, o óleo durou o suficiente para repetir a cerimônia por outros oito dias- tempo suficiente para fabricar mais óleo. Assim, a Festa das Luzes dura oito dias e tem o chanukiá como símbolo

      (vernáculo) – Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה – hanukiah, pronunciado “ranuquiá”) é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes.

      Nesta celebração, os judeus de todo o mundo comemoram a libertação do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos no século II a.C. sob a liderança dos Macabeus e o milagre do azeite que havia numa botija – que duraria um dia só – e que queimou no candelabro do Templo por oito dias. Este é o motivo dos nove braços da Chanukiá, sendo o braço do meio, mais proeminente, denominado Shamash (servente), pois a vela que é colocada neste braço é usada para acender as velas que são colocadas nos outros oito braços.

      Mas o candelabro citado no artigo, éde suma importãncia para a cultura judaica – o Menorá (hebraico מנורה – menorah). O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de Davi.

      TFA
      Ximenes

Deixe Comentários via Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Back to top
mobile desktop