Sacerdotes egípcios – Menkheperre

Sacerdotes egípcios – Menkheperre

Filho do Faraó Pinedjem I com sua esposa Henuttawy (filha de Ramsés XI com sua esposa Tentamon), era o Sumo Sacerdote de Amon, em Tebas, no Egito Antigo, de 1045 a 992 aC e o governante de fato do sul do Egito.

Com seu irmão mais velho no comando em Tanis como o Faraó Psusennes I, o poder de Menkheperre, como também o de seu predecessor como Sumo Sacerdote, seu irmão Masaherta, deve ter sido algo restrito.

Menkheperre intitulou-se o “Primeiro Profeta de Amon”, assim como o avô dele, Herihor o fez, talvez uma indicação desse papel diminuído, embora ele tenha mantido as ornamentações, ao contrário de seus sucessores no templo.

Menkheperre casou-se com sua sobrinha, filha de seu irmão Psusennes I e sua cunhada Wiay, e foi sucedido pelo filho Smendes II, também conhecido como Nesbanebdjed II. Outros filhos do casal foram Henuttawy ou Henttawy II, Pinedjem II e Istemkheb. Pinedjem II e Istemkheb casaram-se e foram pais de Psusennes II, sucessor de Siamun; Henuttawy casou-se com Smendes II, e eles foram pais da outra esposa de Pinedjem II, Nesjons ou Nesikhons.



Total de leitores: 354. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.615
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.