A Rainha Leoa de Judá

A Rainha Leoa de Judá

Leoa de Judá: Ilustração da tábua de argila encontrada pela Tel Aviv University em Tel Beit Shemes, 2008. Fonte: AFTAU ─ Diz a lenda que na antiga terra de Israel os governantes eram todos homens, mas a escavação em Tel Beth-Shemesh revela a figura de uma misteriosa rainha.

Os arqueólogos Shloma Bunimovitz, da Tel Aviv University e Zivi Lederman, do Department of Archaeology and Ancient Near Eastern Civilizations [Departamanto de Arqueologia e Civilizações Antigas do Oriente Próximo] descobriram uma placa de cerâmica incomum onde figura a representação de uma personamgem feminina, caracterizada com uma rainha divinizada sugerindo a possibilidade de que uma rainha possa ter, um dia, governado aquela cidade, na antiga região de Canaan.

Leoa de Judá: Ilustração da tábua de argila encontrada pela Tel Aviv University em Tel Beit Shemes, 2008. Fonte: AFTAU ─ Diz a lenda que na antiga terra de Israel os governantes eram todos homens mas a escavação em Tel Beth-Shemesh revela a figura de uma misteriosa rainha.
Leoa de Judá: Ilustração da tábua de argila encontrada pela Tel Aviv University em Tel Beit Shemes, 2008. Fonte: AFTAU ─ Diz a lenda que na antiga terra de Israel os governantes eram todos homens mas a escavação em Tel Beth-Shemesh revela a figura de uma misteriosa rainha.

O sexo da figura pode ser reconhecido pela simbologia clássica da arte egípcia e cananita: o estilo do cabelo, feminino, os braços arqueados tendo nas mãos flores delótus, atributos relacionados às mulheres. Os historiadores sugerem que a placa é um documento representativo da “Senhora das Leoas”, até agora mítica governante cananita mas que tornou-se conhecida por enviar cartas aflitas ao faraó do Egito relatando o sofrimento e a destruição em seu reino.

A descoberta desta peça pode ser a confirmação de nossa hipótese de que existiu uma figura feminina [na história desse povo]. Obviamente, algo muito diferente, incomum estava acontecendo nesta cidade. Sabe-se que a “Senhora das Leoas” mantinha correspondência entre Canaan e Egito. O cenário de destruição onde foi encontrada a placa é uma chave para este enigma” ─ comentou Dr. Lederman.

Nos anos de 1350 a.C. havia muita turbulência política na região. Era corriqueiro os reis cananeus escreveram em tábuas de argila as cartas que eram enviadas ao faraó do Egito pedindo ajuda militar. Entre estas cartas de reis foram achados dois raros exemplares, entre as 382 tabuletas “del Amarna”, descobertas a poucos anos por fazendeiros egípcios.

São duas cartas da “Senhora das Leoas”, de Canaan. Ela conta que bandos de rebeldes, pessoas rudes, que invadiram a região e que sua cidade podia não resistir ao vandalismo. Como as tabuletas foram encontradas no Egito e não em Israel os historiadores querem confirmar a origem das peças.

A grande questão é: “Qual o nome da cidade que ela governava? Lederman e Bunimovitz acreditam que era uma cidade de, mais ou menos, mil 1.500 [mil e quinhentos] habitantes. O Profº Nadav Naadman, também da Tel Aviv University, sugere que pode ser a cidade de Beth Shemesh.

Mas não há provas dessa conjetura; apenas o fato de que “a cidade [Beth Shemesh] foi violentamente destruída, coisa rara de ser ver em arqueologia” informa Bunimovitz que, ainda, aponta muitos achados exóticos no sítio da cidade destruída, incluindo um selo real egípcio, pontas de flecha feitas de bronze e uma coleção de vasos. A estrutura e os indícos são de cidade-estado de certa importância geográfica, política e econômica no Leste do Mediterrâneo.

Os arqueólogos consideram que tais descobertas suscitam uma nova interpretação da história [notadamente hebraica] pré-bíblica. Pode-se vislumbrar uma sociedade pagã que tinha um sistema religioso muito elaborado.

As ruínas do sítio arqueológico poderão proporcionar informações significativas. Uma vez que o cidade teve um fim repentino, destruída por vandalizações, seu povo evadiu-se deixando para trás os objetos que falam do cotidiano daquele tempo e lugar. A “Senhora das Leoas” não foi a única rainha de Canaan; outras evidência mostram que houve outras Leoas e os cientistas pretendem encontar os sinais destas notáveis mulheres que o mundo esqueceu.

Atalia, rainha de Judá (841-835 aC)

Atalia, rainha de Judá (841-835 aC). 1 Quando Atalia, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2 Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos príncipes reais que iriam ser assassinados, e com sua ama-de-leite o levou ao depósito das camas. Manteve-o longe das vistas de Atalia, e assim ele não foi morto. 3 Ele ficou escondido com a ama-de-leite no templo do Senhor durante seis anos, enquanto Atalia reinava no país.

4 Ora, no sétimo ano Joiada mandou procurar os centuriões dos quereteus e da escolta e os levou consigo ao templo do Senhor . Estabeleceu com eles um ajuste e os fez prestar um juramento no templo do Senhor , e em seguida lhes mostrou o filho do rei. 5 E lhes deu estas ordens: “Deveis fazer o seguinte: Um terço de vós, que entra de serviço no sábado, assume a guarda do palácio real; 6 outro terço fica postado na porta de Sur; outro terço fica postado na porta que fica atrás da escolta: vós montareis guarda alternadamente no templo. 7 Os vossos outros dois destacamentos, todos os que no sábado deixais o serviço, assumireis a guarda do templo do Senhor junto ao rei. 8 Armados, formareis um círculo ao redor do rei. Quem fizer menção de penetrar em vossas fileiras, seja morto. Acompanhareis o rei, aonde quer que ele vá”.

9 Os centuriões executaram à risca as ordens recebidas do sacerdote Joiada. Cada um reuniu os seus homens, tanto os que no sábado assumiam o serviço, como os que o largavam no mesmo dia, e em seguida se apresentaram ao sacerdote Joiada. 10 O sacerdote entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi que estavam no templo do Senhor . 11 Em seguida os homens da escolta, cada um com as armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12 Nesta altura o sacerdote apresentou o filho do rei, impôs-lhe o diadema e as insígnias. Proclamaram-no rei e lhe deram a unção, enquanto batiam palmas e o aclamavam: “Viva o rei!”

A morte de Atalia. 13 Quando Atalia ouviu esta gritaria da escolta e do povo, foi para junto do povo no templo do Senhor . 14 De relance avistou o rei: ele estava ao pé da coluna segundo o costume, enquanto os comandantes e os trombeteiros estavam ao lado do rei e o povo do país em peso exultava e tocava trombetas. Atalia rasgou as vestes e gritou: “Traição! traição!”15 Então o sacerdote Joiada deu esta ordem aos centuriões que comandavam as tropas: “Levai-a para fora do templo através de vossas fileiras. Quem tomar o partido dela, seja morto à espada!”Pois não queria que fosse morta na casa do Senhor . 16 Deitaram-lhe as mãos, e quando chegava ao palácio real, pela porta dos Cavalos, ela foi morta.

A aliança com o Senhor. 17 Em seguida Joiada concluiu uma aliança entre o Senhor , o rei e o povo no sentido de que eles fossem o povo do Senhor ; fez também aliança entre o rei e o povo.

18 Todo o povo se dirigiu ao templo de Baal e o demoliu. Fizeram em mil pedaços os altares e imagens, e degolaram a Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares.

O sacerdote estabeleceu guardas para o templo do Senhor . 19 A seguir, por ordem do sacerdote, os centuriões, os quereteus, a escolta e todo o povo do país conduziram o rei do templo do Senhor para baixo, através da porta da Escolta, ao palácio real, onde ele se assentou no trono real. 20 Todo o povo do país fez festa e a cidade se manteve calma. Quanto a Atalia, mataram-na à espada no palácio real.

FONTE: Was a ‘mistress of the lionesses’ a king in ancient Canaan?
IN Physorg Was a ‘mistress of the lionesses’ a king ─ publicado em 06/04/2009



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