A partir da Grande Loja da França para o Grande Oriente de França

A partir da Grande Loja da França para o Grande Oriente de França

Genesis do Rito Escocês Antigo e Aceito (1743 – 1801)

2.4.1 – A Grande Loja da França sob a pressão de notas altas

Durante o Rito de Perfeição ou Rite do Real Segredo, foi difundido e desenvolvido no outro lado do Atlântico, nas ilhas e na costa leste dos Estados Unidos, a Grande Loja da França estava vivendo em tempos difíceis e deparou-se com o desenvolvimento descontrolado de altos graus, incluindo escoceses, Gaston Martin foi chamado de “inextricável emaranhado Scottish” [19] : se a alvenaria azul permanece simples, apesar da divisão em duas denominações, disse ele, em breve que aborda o rito escocês, é uma confusão, onde o historiador deve admitir sua impotência. […]

Entre as denominações que temos chamado na primeira parte, três especialmente vale a pena manter: a Grande Loja de Clermont , a Diretórios Scottish e a Loja de St. John Balliol do Contrato Social , Scottish Mãe Lodge da França . Por seu lado, quase 90 anos atrás, Clavel relatados [20] que a meados do século XVIII, na França e especialmente em Paris, diversas autoridades maçônicas que reivindicaram repositórios de conhecimento superior, foram atribuídos a supremacia de alvenaria azul. Este foi o caso, por exemplo de capítulos irlandeses , o Capítulo Arras , o Capítulo de Clermont , o Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente , a Scottish Loja Mãe de Marselha , etc …

Todas estas autoridades infringiram os direitos da Grande Loja da França e dificultando o seu trabalho em um período em que substitui Grandmaster se o banqueiro Baure, em seguida, o mestre de dança Lacorne, eram a prova de uma incompetência reconheceu que levou a conflitos dentro a organização. A revogação do benefício da Lacorne Chaillon Jonville na Primavera de 1761 permitiu uma fusão temporária das duas facções dentro da Grande Loja. Falta de conciliação desde as eleições trienais de 22 de junho de 1765 resultou em uma substituição de todos os oficiais da facção Lacorne. Eles protestaram e se separou da Grande Loja antes de um decreto de 15 de maio de 1766 expele caído em declarar todos os seus direitos maçônicos. Em resposta, eles semearam uma bagunça na festa da ordem de 04 de fevereiro de 1767 tenente da polícia, informado dos incidentes, proíbe reuniões da Grande Loja. Os dissidentes aproveitou esta situação inusitada para realizar reuniões clandestinas em um local de Faubourg Saint-Antoine, sob o título usurpado da “Grande Loja da França”, e libertou constituições para Loges de Paris e as províncias.

Esta situação durou até 28 de fevereiro de 1770, que viu uma reunião do “legítimo” Grand Lodge, apesar da proibição ainda confirmou a autoridade policial. A participação foi muito limitado, a maioria dos Irmãos se recusou a participar, e nenhuma decisão foi tomada.

No ano seguinte, após a morte do Grão-Mestre, o conde de Clermont, 16 de junho de 1771, o mesmo dissidente Grande Loja se aproveitou da situação e imediatamente solicitou a intervenção do duque de Luxemburgo para ele para obter o duque de Chartres aceitação do Grão-Mestre da Maçonaria Francesa. O príncipe fez apresentar a sua aceitação por escrito e escolheu o duque de Luxemburgo em qualidade alternativa. A assembleia geral foi convocada em 24 de junho em que os Irmãos das duas Grandes Lojas foram convidados, legítimos e ilegítimos. Vários conflitos foram resolvidos nessa ocasião e os presidentes dos vários capítulos de notas altas, sempre em conflito com a Grande Loja (legítima), pediu para ser reconhecido e se ofereceu para nomear o Duque de Chartres, Grão-Mestre Geral de quadros superiores “para que ‘há apenas um líder para a alvenaria francês “. O Duque do Luxemburgo apoiou este pedido. O conjunto decretou o reconhecimento do corpo de dissidentes e proclamou o Duque de Chartres Soberano Grão-Mestre de todos os Conselhos, capítulos e escoceses Lodges de France.

Tradução livre

Génèse du Rite Ecossais Ancien et Accepté ( 1743 – 1801)



Total de leitores: 58. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.616
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.