Os Escribas

Os Escribas

Os Escribas O termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres, ou seja, ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá. Existiram no Antigo Testamento, porém no Novo Testamento aparecem formando uma classe religiosa. Quando voltaram da Babilônia, Esdras e Neemias tornaram-se grandes escribas (Esdras 7.6; Neemias 8.1-4). Quando apareceram os fariseus e saduceus, os escribas ficaram com os primeiros. Nos dias de Jesus, eram chamados de “doutores da lei”. Os escribas que se ocupavam do ensino eram conhecidos como rabi ou rabinos.

Os Escribas
Ou eruditos Homens de letra, aos quais pertenciam o estudo profissional da lei de Moisés (Esdras 7.6). O seu trabalho abrangia o desenvolvimento teórico da lei, para incluir novos casos.

A classe começa a atuar ainda nos tempos do Antigo testamento, em que a figura do profeta perde o seu valor.

Já no Novo testamento, é possível verificar que a maioria dos escribas se opõe aos ensinamentos de Jesus (cf. Marcos 14,1; Lucas 22,1), que os critica duramente por causa do seu proceder legalista e hipócrita (cf. Mateus 23,1-36; Lucas 11,45-52; 10,46-47).

Alguns escribas ficariam famosos, por exemplo, Hillel e Sammai (pouco antes de Jesus Cristo), tendo sido ambos líderes de tendências opostas na interpretação da lei, liberal o primeiro e rigoroso o segundo.

Gamaliel, discípulo de Hillel, foi mestre de Paulo (cf. Atos 22,3), tendo existido também outros escribas simpatizantes com os cristãos. (cf. Atos 5,34).

 

http://blog;msmacom.com.br

MS Maçom by Ivar Ximenes Lopes



Total de leitores: 799. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.970.958
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)