Ordem de Cristo

Ordem de Cristo

Ordem de Cristo 

Insígnia: cruz latina vermelha, potenciada, vazada   por cruz latina branca. Graus: cavaleiro, comendador e grã-Cruz.

Ordem de Cristo
Insígnia: cruz latina vermelha, potenciada, vazada por cruz latina branca.

Sua origem data do século XVI, como continuidade   da Ordem dos Cavaleiros Templários. No entanto, somente a partir do século XV é   que o seu grão-mestrado passou ao poder dos reis de Portugal. Foi a organização   da Ordem de Cristo que incentivou a navegação e a expansão do Império Português,   e os seus vastos recursos custearam as fabulosas despesas desses   empreendimentos. Assim, as terras conquistadas tiveram assegurado o domínio   espiritual cristão, enquanto seu domínio temporal pertencia ao Rei. O símbolo da   Ordem aparecia gravado nas caravelas e nos marcos de posse da nova terra.

Essa organicidade era sustentada, inclusive, pelo   privilégio, dado aos cavaleiros da Ordem (administradores das terras   conquistadas), de receber o dízimo – imposto correspondente à décima parte dos   produtos da terra – não só para atender às despesas da Ordem, como também,   propagação da fé e do culto cristão.

Com o tempo, a Ordem passou a ter as   características que hoje existem, sendo que atualmente, em Portugal, a Ordem de   Cristo é utilizada para premiar cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham   prestado relevantes serviços à pátria e à humanidade.

 

 

A Ordem Militar de Cristo é uma Ordem honorífica Portuguesa que herdou o nome da extinta Ordem de Cristo (1834), e que é concedida por destacados serviços prestados no exercício das funções em cargos de soberania ou Administração Pública, e na magistratura e diplomacia. que mereçam ser especialmente distinguidos.

É composta por cinco graus:

  • Grã -Cruz
  • Grande -Oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro ou Dama

 

 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Pesquisa: Ivair Ximenes Lopes

Fonte: Casa Imperial do Brasil, Família Imperial Brasileira



Total de leitores: 467. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.950.981
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)