O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil

O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil

O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil é o corpo governante dos Maçons do Real Arco para todo o território Brasileiro.

Fundado em 1° de Janeiro de 2001 e filiado ao the General Grand Chapter of Royal Arch Masons International.

  1. As Lojas Simbólicas, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz , Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria.
  2. Os Graus Capítulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco;
  3. Conselho Críptico ou Conselho de Mestres Reais e Eleitos, conferem os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre;
  4. Comanderia Templária, ou Ordem dos Cavaleiros Templários. A Comanderia confere Ordens, ao invés dos usuais graus e essas Ordens são: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.

Em 1º de janeiro de 2001, depois das festas natalinas, Companheiros oriundos dos Capítulos JOSÉ GUIMARÃES GONÇALVESTHOMAS SMITH WEBB e KEYSTONE, fundaram no Rio de Janeiro o Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, com registros no Cartório de Pessoas Jurídicas e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Cinco meses após o envio da petição ao Estados Unidos, recebeu no dia 24 de maio deste mesmo ano, sua Carta Constitutiva do General Grand Chapter of Royal Arch Masons International, onde se mantém Filiado, Regularizado e Reconhecido.

A chegada do Real Arco Americano no Brasil

Capítulo José Guimarães Gonçalves de Maçons do Real Arco foi instalado pelo Capítulo Jerusalém em 8 de maio de 1993. Recebeu sua Carta Constitutiva Nº 1, em outubro de 1997, diretamente do General Grand Chapter of Royal Arch Masons International. Dele surgiram dois Capítulos, Thomas Smith Webb Nº 2, no Rio Grande do Sul, em 1997, e Keystone Nº 3, no Estado do Rio de Janeiro, em 2000.
Sendo o Real Arco americano algo inteiramente novo no Brasil, tudo teve que ser feito a partir do zero. Na parte ritualística, foi preciso importar jóias, confeccionar aventais e alfaias, traduzir e adaptar rituais e instruções, além de preparar todo o material necessário às realizações das cerimônias.
A parte administrativa foi organizada dentro da cultura maçônica brasileira, além de formulários, diplomas, certificados e etc., organizou-se um calendário anual para os eventos litúrgicos e sociais. O Supremo Grande Capítulo obriga-se a enviar sua captação anual ao General Grand Chapter, o que mantém a prova de sua regularidade, assim como as de seus Capítulos

 

Endereço do Supremo Grande Capítulo

Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil
Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil

Rua São Vicente, 127
20.260-140 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ
Tel:  (21) 3972-1723
Fax:  (21) 2502-266



Total de leitores: 804. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.970.956

About EDITOR

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


  1. Sou membro da Loja Hipólito José da Costa, localizada em Pelotas, Rio Grande do Sul .Pretendo continuar estudando e crescendo e o Real Arco é o meu desejo. Temos muitas dúvidas, antes de tentar criar um Capítulo em Pelotas. Não sei se este é o momento, e as dificuldades tem aparecido, o tempo corre, e sabemos que os problemas se não for esclarecido, há um abandono e desistimos do objetivo. Este no entanto não é a nossa meta e pesquisando chegamos até os irmãos.
    Sendo este o primeiro contato e se receber contato, então colocarei as dúvidas que temos, que sei é fácil responder.
    Sem mais para o presente momento, saudações
    TFA

Deixe seus Comentários (rede social)