O Império Macedônico

O Império Macedônico

Império formado pelo grande conquistador Alexandre, o Grande.

O Império Macedônico promoveu a integração do Ocidente grego com o Oriente persa.

A Macedônia era um reino situado ao norte da Grécia. A população da Macedônia era formada por agricultores a pastores que eram governados pelos grandes proprietários de terra e de escravos.Alexandre, O GrandeA História do Império Macedônico inicia-se com Filipe II em 359 a.C.. Após tornasse Rei, Filipe distribuiu as terras pertencentes a aristocracia para os camponeses.

Foi criado um governo centralizado forte militarmente e capaz de competir de igual para igual contra os povos da Grécia que os tachavam de Bárbaros.

Aproveitando-se do caos em que estava as cidades estados gregas em decorrencia da Guerra da Peloponeso, Filipe II conquistou toda a Grécia. Em 338 a.C os macedônicos derrotaram os gregos na Batalha de Queronéia. Com isso a Macedônia passou a exercer a tutela sobre o Mundo Grego.

Filipe II morreu assassinado dois anos depois. Em seu lugar assumiria o Império o seu filho, Alexandre Magno. As cidades gregas não aceitaram o jovem rei como soberano, rebelaram-se achando o momento ideal para se libertarem do domínio macedônico. Alexandre mostrou ser um hábil governante e conseguiu sufocar as rebeliões liderada pela Cidade de Tebas.

Contornado a situação na Grécia, o Império Macedônico voltou as suas atenções para o Oriente, onde a muito tempo os persas buscavam destruir a Civilização Grega.

A Macedônia iniciaria uma guerra contra o Império Persa, na época governado por Dario III. Quando iniciado as lutas, as Falanges Macedônicas mostraram-se superiores as tropas do Exército Persa.

Com a morte de Dario III, Alexandre tornou-se o senhor do Oriente, dono do maior Império da historia até então formado. O Império Macedônico ia da cidade de Pela na Macedônia até aos arredores da Índia. O gigantesco Império formado por Alexandre, o Grande, seria desfeito após a sua morte em 323 a.C.

Os principais generais macedônicos dividiram o império, formando reinos particulares na Ásia, no Egito e na Pérsia. Inicia-se assim o Período Helenístico, onde a cultura grega fundiu-se com os costumes dos povos do Oriente.



Total de leitores: 995. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.971.280
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.