O espiritismo e Allan Kardec

O espiritismo e Allan Kardec

Em 1854 ele iniciou-se no Espiritismo e adotou o nome de Allan Kardec que, segundo a revelação de um “Espírito de Verdade”, através de um médium, era o seu próprio nome no tempo dos druidas. Coube a Allan Kardec sistematizar o Espiritismo numa doutrina que se encontra exposta nas suas principais obras: O Livro dos Espíritos (1857), O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns (1864) e O Gênesis, Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo.

De acordo com essa filosofia o Universo resulta dos elementos: Deus (inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas), o espírito, a matéria e o fluido (elemento forte da vida animal, intermediário entre o espírito e a matéria). A doutrina Espírita de Allan Kardec distingue uma escala de espíritos: espíritos imperfeitos e espíritos puros. Admite o princípio da reencarnação.

O Espiritismo no séc. XIX

A grande influência intelectual da França no séc. XIX favoreceu a expansão da doutrina Espírita de Allan Kardec no mundo contemporâneo. Por outro lado, o Espiritismo surgia como nova mensagem contra a propagação das idéias materialistas. Teve, entretanto, de enfrentar duas correntes opostas: a dos cientistas materialistas e a dos defensores da religião cristã, tanto evangélicos como católicos.

A doutrina espírita de Allan Kardec no Brasil

A doutrina Espírita de Allan Kardec, o Kardecismo, conseguiu grande difusão no Brasil e tem como órgão principal a Federação Espírita Brasileira. Entre nós, a doutrina Espírita de Allan Kardec não só empolgou a católicos, mas a seitas de procedência negra e ligadas ao fetichismo indígena. Processou-se um verdadeiro sincretismo religioso. A seita de Umbanda, por exemplo, é uma fusão do Espiritismo e dos cultos afro-brasileiros. Apesar do combate da Igreja Católica, o sincretismo religioso vem dominando grande parte da população brasileira, permitindo um grande espaço para a doutrina Espírita de Allan Kardec.



Total de leitores: 743. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.939.649
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)