Néftis, deusa da terra seca e da morte

Néftis, deusa da terra seca e da morte

Néftis, irmã de Osíris, Ísis e Set com quem se casou, ela era a deusa das terras secas e áridas do deserto até por ser esposa de Set que controlava todo o deserto, pelo menos controlava até matar Osíris, ae Set começou a controlar todo o Egito.

Néftis também é a deusa da morte, com Osíris foi mãe de Anúbis, uma vez ela brigou com seu marido Set e como seu marido não lhe dava atenção, ela se transformou em sua irmã Ísis que era esposa de seu irmão Osíris, Osíris pensando ser sua esposa transou com ela e tiveram Anúbis, tanto que Anúbis é o senhor dos mortos, dádiva de sua mãe.

Acredita-se que Néftis resolveu se transformar em Ísis pela inveja que tinha de sua irmã, até por que Ísis representava a vida e Nétis a morte, sem contar que Osíris dava muita atenção a Ísis, enquanto Set não dava a mínima pra sua esposa.

Néftis tem uma habilidade pouco conhecida, ela é capaz de retirar de nós as lembrança terríveis e reprimidas.

Néftis é uma divindade da mitologia egípcia.

O nome Néftis (Nebt-ha) significa senhora da casa, entendida no sentido físico, como a casa para onde o Sol retorna no fim do seu curso, ou seja, os céus noturnos.

É muito difícil diferenciar Néftis de sua irmã Ísis: ambas são chamadas de Deusa Mãe e deusa dos céus, e ambas usam como símbolo a cabeça de abutre e o disco solar, com os chifres do sol na cabeça, ambas são as que distribuem vida plena e felicidade.

Existe mesmo confusões a respeito dos maridos: Néftis às vezes é citada como esposa de Osíris, enquanto Ísis é mencionada como esposa de Set; sendo o par Osíris-Néftis citado como os pais de Anúbis.

As lendas sobre os adultérios entre os deuses, possivelmente, são oriundas do fato de que, em localidades diferentes, os principais deuses tinham companheiros diferentes, assim, a deusa mais importante de uma determinada tribo era denominada esposa do deus, sendo as demais relegadas à posição de concubinas.

Néftis, porém, nunca teve a mesma fama ruim do seu marido Set, o deus da morte: junta de Ísis, ela lamentou o assassinato de Osíris, e ela zelou pelo corpo do deus morto. Assim, quando é denominada guardiã dos mortos, é com o significado favorável. Ela preside aos momentos finais da vida, mas para levar o falecido à vitória.

Néftis também é uma deusa da natureza: se Nu é a deusa do céu, então Ísis e Néftis são as suas duas extremidades, o leste e o oeste, ou o norte e o sul.



Total de leitores: 1.392. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.124
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)