Mistério Egipcio

Mistérios Egípcios

Mistérios Egípcios

Mistério Egipcio
Dentre os Espíritos degredados na Terra, os que constituíram a civilização egípcia foram os que mais se destacaram na prática do Bem e no culto da Verdade.

Dentre os “Mistérios”, os da civilização egípcia forneceram muitos subsídios e fundamentos à Maçonaria. Os primeiros egípcios parecem ter sido influenciados pelos construtores de cidades da Suméria – emigrantes sumérios podem ter levado a técnica de construção para o Egito. A Maçonaria tem alguns símbolos que são egípcios, como pirâmides, olho de Horus, etc. – que podem ter origem suméria – pesquisadores indicam a Suméria como berço de toda civilização.

Há uma lenda, relatada por Plutarco, escritor e filósofo grego, que liga a Ordem a Ísis (a mãe de todos os seres e personificação da Natureza e da Vida) e Osíris (deus supremo, o deus que levou a civilização ao Egito, filho de Geb, a Terra e de Nut, matéria primordial do espaço infinito), no Egito. A Maçonaria, segundo a lenda, pode ter tido origem nos “Mistérios” egípcios (os Mistérios egípcios dividiam-se em três graus: mistérios de Ísis, de Osíris e os de Hórus, que posteriormente, poderiam ter originado os três Graus na Maçonaria Simbólica), no “ocultismo” desses ensinamentos.

A Ordem recebeu várias influências egípcias: os construtores das pirâmides, os “pedreiros”, foram os primeiros a sistematizar e transmitir os preceitos maçônicos. A Geometria, empregada nas grandes construções é a mesma para os maçons. Elementos dos Templos egípcios, como as colunas, estão presentes nas atuais Lojas. Os iniciados adotam o princípio da Luz e das Trevas, em eterna luta, como no mito de Ísis e Osíris:

Seth (deus do caos, da confusão, da traição, das tempestades, do vento, do deserto e das terras estrangeiras), com inveja de Osíris (seu irmão), por este ter herdado o reino do pai na Terra, engendrou um plano para matá-lo e usurpar o poder. Seth tirou as medidas de Osíris enquanto ele dormia e, organizou um banquete para os setenta e dois deuses da corte, no qual lançou um desafio: aquele que coubesse no esquife (que mandou fazer com as medidas de Osíris), o ganharia de presente.

Claro que, somente Osíris coube. Seth trancou-o e mandou jogá-lo no rio Nilo. A corrente arrastou a urna até o Mar Mediterrâneo, até Biblos, na Fenícia. Ísis, esposa de Osíris, partiu em busca do marido. Encontrou-o e voltou com o esquife.

Seth descobriu e cortou o corpo do irmão em catorze pedaços, espalhando-os pelo Egito – são também catorze os dias de um funeral, na Lenda Maçônica do 3º Grau, Mestre – pode ser uma referência à metade da idade lunar, ou de seu período negro, simbólico da escuridão da morte, seguido pelos catorze dias de Lua Cheia, ou de retomada da vida.

Ísis parte, novamente, em busca dos despojos do esposo e, encontra todas as partes. Ísis foi ajudada por Anúbis, deus guia dos caminhos do além-túmulo com cabeça de chacal, que embalsamou Osíris, e este se tornou a primeira múmia do Egito. Ísis conseguiu que o marido embalsamado a fecundasse e, dessa união, nasceu Hórus, que assumiu o poder e reinou na Terra.

* Martha Follain *



Total de leitores: 780. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.951.851
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


  1. A Ld3GICA Nc3O PERDOA !O narco-socialismo depende de cpaital!!!Se assim ne3o fosse Mao ne3o teria fomentado o f3pio na China; os sovie9ticos ne3o teriam se associado aos traficantes de armas e drogas; o PT ne3o teria aparelhado as prefeituras para obter fundos de campanha para o lulophitecus. Atualmente ne3o necessitariam dos banqueiros, emprese1rios e dos bilione1rios fundos de pense3o.Como dizia o poeta Ferreira Gullar, falando de sua desiluse3o com o comunismo: “o cpaitalismo – “latu sensu” e9 um fenf4meno da natureza, enquanto o socialismo engendrado por radicais representa uma reae7e3o aos seus excessos.” O homem sempre quis controlar tudo. Ate9 que um dia ele cresce, amadurece e sente necessidade de ser solide1rio e pacedfico. E retorna ao cpaitalismo.c9 A Ld3GICA Nc3O PERDOA !