Lux in Tenebris (I)

Lux in Tenebris (I)

“Todas as grandes mentes amam a luz”, escreve o irmão JF Newton. “É a mãe da beleza e da alegria do mundo, diz aos homens tudo o que eles sabem e seu discurso sobre isso é gladsome e grato.

Luz é para a mente o que o alimento é para o corpo, que traz a manhã, quando as sombras Não é a matéria, mas uma forma de movimento, não é o espírito, embora pareça parecido com ele, é a porta onde a matéria e o espírito De tudo o que é na natureza, o mais se assemelha a Deus, em sua gentileza, em sua beleza e em sua piedade “.

Esta passagem, tão bonita de ler e tão reveladora, teria recebido uma resposta ainda mais cordial dos homens dos dias antigos, pois parece que a primeira grande religião do mundo era a adoração da luz. Como lemos no “Dawn of Astronomy” de Norman Lockyer: “O nascer do sol foi o que inspirou as primeiras orações de nossa raça e chamou as primeiras chamas sacrificiais”. Depois de contar como o lugar que este culto da luz ocupa entre os povos remotos da Índia, o mesmo autor continua dizendo: “Os antigos egípcios, independentemente de serem separados ou mais ou menos aliados na origem dos primeiros habitantes de Índia, tinham exatamente a mesma visão da adoração da natureza, e encontramos em seus hinos e nas listas de seus deuses que o amanhecer e o nascer do sol eram o grande

Revelações da Natureza, e as coisas que eram mais importantes para o homem; E, portanto, tudo o que se relacionava com o amanhecer e o amanhecer era adorado. “Sabendo pouco do retorno cura dos ciclos da natureza, os egípcios estavam com medo de que o sol tivesse desaparecido ao anoitecer, ele se esqueceria de retornar.

Do pressentimento e do medo, enquanto o amanhecer era uma ocasião de regozijo.De desta alternância de medo e alegria, da aparente morte do sol e do seu aparente retorno à vida, surgiu a antiga religião egípcia, tantos ecos dos quais permanecem Nos em nosso simbolismo maçônico

Maçonaria simbólica , por HL Haywood, [1923], em sacred-texts.com
CAPÍTULO XVII
“LUX E TENEBRIS”



Total de leitores: 69. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.970.959
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.