Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix

Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix

Liberdade Guiando o Povo é um dos mais famosos símbolos de insurreição na história da arte. Por isso, a obra do pintor francês Eugène Delacroix não poderia ficar fora da iniciativa Um pouco de Arte para sua Vida.

O tema de Liberdade Guiando o Povo é o levante de julho de 1830, na França, que causou a substituição do rei Bourbon Carlos X por Luís Felipe, duque de Orléans. Delacroix retrata um movimento crucial da revolta: o rompimento das barricadas pelos rebeldes. O povo lutava por ideais nacionalistas e republicanos.

A dramaticidade da obra é ampliada pela estrutura piramidal da pintura e pelo vermelho, branco e azul do tricolor da Liberdade no “pico” da pirâmide. Delacroix uma vez afirmou: “e se não lutei pelo meu país, pelos menos terei pintado por ele.” Mesmo assim, Delacroix parece ter se representado no quadro, à esquerda de cartola.

Observam-se estudantes, arruaceiros, soldados e operários no quadro; assim como uma distante vista à direita da Notre-Dame parisiense. A pintura é uma é uma corajosa versão moderna dos ideais clássicos (Liberdade, a mulher no topo da tela, tem os clássicos pelos nas axilas) e, por isso, chocou alguns observadores contemporâneos.

 

Liberdade Guiando o Povo

 

4 detalhes de Liberdade Guiando o Povo se destacam:

1 – Bandeira

Ao colocar o vermelho sobre uma mancha de céu azul, Delacroix destacou seu tom vibrante. As cores da bandeira se repetem na roupa do trabalhador aos pés de Liberdade.

2 – Expressividade do Céu

A forma como Delacroix captou o céu mostra o caos da guerra urbana. Esta técnica do pintor francês combina a expressividade do romantismo com a estrita atenção ao detalhe do realismo, transmitindo emoção e permanecendo fiel ao tempo e lugar históricos.

3 – Pé de Liberdade

O pé de Liberdade se encontra sobre a barricada, o que sintetiza um momento grandioso da batalha.

4 – Sombras

As áreas sombreadas da pintura mostram como Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro. Os fortes contrastes de sombra e luz, combinados com cores ousadas, acrescentam dramaticidade à Liberdade Guiando o Povo.

Ficha Técnica – A Liberdade Guiando o Povo

Autor: Eugène Delacroix Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França Ano: 1830 Técnica: Óleo sobre tela Tamanho: 2,60m x 3,25m Movimento: Romantismo

Ferdinand Victor Eugène Delacroix é considerado o mais importante representante doromantismo francês.

Delacroix nasceu numa família da alta burguesia, e seu pai chegou a ser ministro da república.

Frequentou os melhores colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes.

Visitava quase todos os dias o Louvre, para estudar as obras de Rafael e Rubens.

Delacroix também se interessou por temas políticos da sua época. Sentindo-se culpado por participado nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo (1830), um quadro banido na época mas que mais tarde o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um grande numero de admiradores de arte e nao só.

Delacroix foi contratado para decorar o palácio do rei em Paris, o Palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice. Nos seus últimos anos preferiu a solidão de seu atelier.



Total de leitores: 591. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.927.285
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)