João Crispiniano Soares

João Crispiniano Soares  O ilustre Conselheiro Crispiniano – nasceu no dia 24 de julho de 1809, em Guarulhos. Ele era filho do major José Soares de Camargo e de Inês Joaquina de Oliveira, mulher guerreira e de extrema beleza.

Ninguém sabe ao certo descrever os traços físicos de Crispiniano quando criança, porém ele possuía uma graça como ninguém. Sua infância não lhe proporcionou boas lembranças, já que passou por dificuldades financeiras. Ao mudar-se para São Paulo, ele fixou residência na rua do Carmo (no centro da cidade).

Na capital, Crispiniano entrou para a Academia de Direito. Para custear seus estudos, ele trabalhava como porteiro no Conselho Geral da Província e, mais tarde, exerceu o mesmo ofício na Secretaria do Governo. Ao término do terceiro ano, o diretor da Academia, general José Arouche, concedeu a ele um prêmio de honra pelos conhecimentos que havia obtido por meio de sua dedicação (na época ele tinha 24 anos). Depois de formado, o ilustre personagem avançou para o cargo de procurador fiscal da Fazenda e, logo após a colação de grau, inscreveu-se no curso de doutorado, no qual obteve aprovação. Na sequência, o advogado passou a dar aulas como professor substituindo, inclusive na escola onde havia estudado.


Crispiniano foi um homen de sorte e, após dois anos de sua formação, tornou-se deputado provincial no Mato Grosso e, posteriormente, deputado geral. Em sua 13ª legislatura, o advogado já representava São Paulo no Parlamento do Império. Além disso, ele foi nomeado presidente de Minas Gerais pelo imperador do Brasil.

Um homen alto, cabelos negros, bigodes raspados e sonbrancelhas pretas. Assim era João Crispiniano Soares, um vencedor cujas palavras e ideais queriam mudar o mundo, siperando as dificuldades impostas pela vida sempre com bom humor e compreensão. Ele faleceu no dia 15 de agosto de 1876.

 

blog.msmacom.com.br

Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações, e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades…
Poderá também gostar de:


Total de leitores: 446. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.929.843
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.