O Império Mongol

O Império Mongol

Império das tribos nômades da Ásia Central que se tornou o maior Império territorial já formado na História.

O Império Mongol no seu auge englobava o território da China, Mongólia, Coreia, Vietnã, Tailândia, Pérsia, Turquestão e regiões da Rússia e Armênia.

O grande responsável pela criação do Império Mongol foi o conquistador Temudjin, conhecido pela história como Genghis Khan.Genghis KhanA região da Mongólia era habitada por um grande numero de tribos. Os mongóis por muitos séculos passaram a lutar uns contra os outros. Os principais clãs tribais eram:

Tayichiut, Tártara, Merkit, mongol e Keirat. Essas tribos viviam constantemente em guerra.

Temudjim foi nomeado líder dos Keirats e iniciou uma grande batalha contra as outras tribos Mongóis. Ele tinha um sonho, queria unir todas as tribos mongóis sob a bandeira de uma nação, a nação Mongol.

Em 1206 Temudjin após subjugar um grande numero de tribos tornou-se líder supremo dos Mongóis passando a ser conhecido Genghis Khan.

O Império Mongol foi criado a base de terror. Os habitantes das regiões conquistadas pelos mongóis eram tratados com extrema crueldade.

Ao unir as tribos mongóis sob o seu comando, Genghis Khan tornou-se líder de um gigantesco exército que tinha como principal arma uma cavalaria de grande eficiência.

Valendo-se deste exército Ghengis Khan conquistou um vasto território que se estendia da costa leste da Ásia ao rio Danúbio, das estepes da sibéria ao mar da Arábia.

Em seu reinado Genghis Khan conquistou a China, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Afeganistão. Com a morte de Khan em 1227, o vasto território do Império Mongol foi dividido entre seus filhos.

Os herdeiros de Genghis Khan trataram de consumar a conquista das regiões europeias. Liderados por Batu Khan conquistaram grande parte dos principados russos, atacando também a Polônia, Hungria e Romênia.

No estremo Oriente, Kublai Khan conquistou parte da China tornado-se o primeiro Imperador da Dinastia Yuan.

Os mongóis também conquistaram os territórios muçulmanos antes pertencentes a Dinastia Abássida.



Total de leitores: 589. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.971.279
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.


Deixe seus Comentários (rede social)