Grãos de Espigas Colhidas por Rute

Grãos de Espigas Colhidas por Rute

O AMOR DE BOAZ COLHIDO COM GRÃOS DE ESPIGA

Rute presenciou os jovens homens quando eles deixaram os grãos cairem dos cestos para ela, para ela continuar a colher. No momento em que ela viu isso, o coração dela derreteu!

O grão espalhado diante dela não caiu por acidente. Tudo isso veio do amor de Boaz por Rute. No campo de Boaz, seu amor por Rute era abundante. Agora, Rute começou a colher o seu amor.

Grãos, Os Presentes Pulverizdos Nesta Terra Por Deus

Tirai também dos molhos algumas espigas, e deixai-as, para que as apanhe, e não a repreendais. (Rute 2:16 )

Quando nós desenhamos o retrato de Rute em nossas mentes, nós podemos ver Rute colhendo. A razão pela qual Rute andou no campo de Boaz foi para colher. Quando Boaz a viu pela primeira vez, ela também estava colhendo. São somente as pessoas pobres que colhem. Para colher, é necessário você abaixar suas costas. É grão que você nunca conseguirá colher de pé. Somente quando se abaixa bem, você pode colhê-los. Deus considera isso um precioso coração, desejar um grão.

Quando a colheita começou no campo de Boaz com cânticos de alegria e graça, muitos grãos foram derrubados no campo. Grãos são presentes misericordiosos de Deus para abaixar e deixar as pessoas humildes. As pessoas que abaixam suas costas, seus corações e suas cabeças podem experimentar a graça de Deus. No campo da Palavra de Deus, há abundância de grãos. Você pode achar grãos no lugar onde Abraão colheu. E no lugar onde Davi colheu, você pode achar grãos deixados por Davi. Nós somos pessoas ajuntando grãos no campo da Palavra de Deus. Em cada momento que podemos achar grãos deixados para trás nos lugares onde os servos de Deus colheram. Qualquer um que se abaixar diante da Palavra poderá ajuntar esse grão sem limite.

O Grão Deixado Por Gideão Se Tornou A Minha Comida

Houve um tempo em que eu caí no temor por causa da minha própria fraqueza e da minha imagem feia. Foi naquele tempo em que aconteceu de eu ler capítulo 6 do livro de Juízes. Quando Gideão malhou o trigo no lagar porque ele sentiu medo dos midianitas, o anjo de Deus apareceu para ele, e disse: “O Senhor é contigo, homem valente.” Estas palavras me surpreenderam. Deus não estava dizendo estas coisas para Gideão porque ele realizou uma grande vitória durante e guerra; ao contrário, Deus falou estas Palavras quando Gideão tremia de medo dos seus inimigos. Foi aí que eu pude ver que a perspectiva de Gideão era bem diferente da perspectiva de Deus. Aos olhos de Gideão, ele era um covarde, mas aos olhos de Deus, ele era um poderoso homem valente. Finalmente, Gideão aceitou a Palavra de Deus, e foi vitorioso na guerra contra os midianitas, salvando os israelitas.

Estas Palavras me deram uma tremenda esperança. Eu podia acreditar que essas Palavras não eram somente para Gideão, mas para mim também. Uma grande paz sobreveio ao meu coração. Enquanto eu estava escutando a Palavra, eu pude ver Gideão colhendo a vitória quando ele seguiu a Palavra. E eu vi que o grão derrubado por Gideão durante a sua vitória se tornou o meu alimento quando eu entrei na posição igual de Gideão. Quantas pessoas de Deus estão presentes na Bíblia que são como os jovens homens de Boaz? Enquanto nós os seguirmos, nós deveremos ajuntar grãos excedentemente.

Agora Rute Colhe O Amor De Boaz

Vamos pensar de novo sobre Rute a qual colheu no campo de Boaz. Quando ela começou a colher ela deve ter ficado grata só por estar ali. Com o passar do tempo, ela queria ajuntar mais, e ficava grata sempre que via mais grãos. Depois, minha bondade afável! Ela achou um punhado cheio de grão no campo. Rute sentiu força colhendo esse grande punhado de grão. Ela percebeu que isso nao aconteceu como resultado da colheita. Ela levantou a sua cabeça e viu Boaz silenciosamente falando com seus jovens homens e dando ordem para que eles fizessem algo. No final, Rute presenciou os jovens homens quando eles deixaram os grãos caírem dos molhos propositalmente para ela continuar a colheita. No momento em que ela viu isso, o seu coração derreteu.

O grão espalhado na frente dela não caía por acidente. Tudo isso vinha do amor de Boaz por Rute. No campo de Boaz, o seu amor por Rute era abundante. Agora, Rute começou a colher o seu amor. No começo, ela estava simplesmente colhendo grãos. Porém, com o passar do tempo, ela descobriu que o coração de Boaz amava a ela. Agora, ela estava ajuntando o amor de Boaz, junto com os grãos. Enquanto ela colhia, seu coração de preenchia com o amor de Boaz.

O Galo Não Canta Sem Razão

Deus quer nos conduzir assim como Ele fez com Rute. O coração de Deus é revelado em todas as situações que nós encontramos. De fato, não há coincidência. Nós estamos vivendo num tempo em que Deus está transmitindo o Seu coração para nós. Não foi acidente que Pedro negou a Jesus três vezes. Jesus já havia dito a ele de que ele iria negar a Jesus três vezes antes que o galo cantasse. Naquele tempo, Pedro estava confiante de que ele nunca negaria a Jesus mesmo que tivesse que morrer por isso. Pedro acreditou na sua própria vontade mais do que em Jesus.

No final, Pedro amaldiçoou a Jesus e O rejeitou quando uma serva na casa do sumo-sacerdote clamou que ele também era um discípulo de Jesus. Naquele exato momento o galo cantou. O fato de que a serva apareceu e que o galo cantou; todas estas coisas vieram do coração de Deus, esperando tornar Pedro um dos seus trabalhadores quebrando o seu coração.

A Palavra de Deus está no Seu coração. Todos os frutos têm a casca e o miolo. A casca da melancia não tem nenhum sabor, mas dentro é doce e refrescante. Desta forma, nós podemos ficar com grande alegria e paz quando nós descobrimos o coração de Deus dentro da Sua Palavra. Assim como Rute se encontrou com o coração de Boaz enquanto ela colhia no campo dele, quão espantoso e maravilhoso é nós também podermos nos encontrar com o ardente amor de Deus por nós que está revelado dentro da Sua Palavra!

Rute Conta Para Sua Sogra

Então lhe disse a sogra: Onde colheste hoje? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente! E Rute contou a sua sogra onde havia trabalhado e disse: O nome do senhor, em cujo campo trabalhei, é Boaz. (Rute 2:19 )

Nesta parte, nós podemos ver uma conversa ocasional entre a nora e a sua sogra. Noemi perguntou a Rute, e Rute respondeu para Noemi. Não há nem hipocrisia nem invenção. Elas simplesmente revelaram seus corações. Não há trevas entre elas. Portar-se na luz não significa você viver uma vida honesta. Somente significa que você está se revelando como você é. O livro de Efésios capítulo 5, versículo 13 diz: Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. A luz faz tudo se manifestar: coisas sujas são reveladas sujas e coisas rudes são reveladas como grosseiras, quando é exposto, assim como é sem ser escondida, se torna luz e recebe graça. Assim como Rute falou para sua sogra ela não escondeu seu coração para sua sogra. Nós podemos ver que Rute recebeu graça quando ela revelou a sua pessoa.

Como as gerações estão se tornando mais maldosas, as pessoas fecham seus corações. Elas vivem sem se revelar para os outros. Porém, você deve saber que você irá sofrer lutando se você continuar a viver uma vida fechada. Revelar o meu coração e abrir minha verdadeira imagem é a chave de ser abençoado.

No quarto capitulo do livro de João, Jesus conversou com uma mulher samaritana. Embora ela tivesse tido muitos maridos, seu coração sempre se sentia vazio. Quando Jesus a visitou, a conversação começou. Enquanto a conversa ia se desenvolvendo, Jesus repentinamente disse a ela: “chame teu marido”. Ela respondeu: “Eu não tenho marido”. Jesus disse: “Porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” Ela trocou de marido muitas vezes. Ela vivia como uma prostituta. Jesus queria mostrar a ela a sua vergonha. Isso para dar liberdade para ela. Jesus a amava, não porque ela tinha honestidade e uma boa personalidade. Mesmo que Ele soubesse de toda sua desgraça, Ele a visitou e a amou.

Jesus é a luz, e qualquer pessoa que vier até Ele será exposta. Quando nós somos abertos, como uma pessoa sem vergonha nenhuma, nós ganhamos graça e amor. Agora, Rute está falando com a sua sogra sobre a graça que ela recebeu sendo uma pessoa miserável.

A Conversação Com Noemi Levou Rute A Boaz

Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores. (Rute 2:20 )

Enquanto Rute estava conversando com a sua sogra, ela profundamente sentiu a condução de Deus e a Sua promessa continuamente sendo ligadas. Depois de escutar de Noemi, Rute percebeu que Boaz era um parente próximo. Embora a vida de Boaz e Rute já estivesse conectada uma à outra, Rute não podia saber isso sozinha. Ela chegou a saber sobre Boaz em detalhes depois de escutar de Noemi. Se Boaz é seu parente próximo, então eles já são um. Rute simplesmente não sabia desse fato. Noemi revelou esse fato para Rute e a tirou da ignorância, conectando o coração de Rute com Boaz.

Quando Rute continuou a falar com Noemi ela se aproximou, não da Noemi, mas de Boaz. Nós também podemos experimentar nossos corações se aproximando do de Deus e falando com nossos irmãos e irmãs da igreja. É triste quando nós fechamos o nosso coração para os servos, não porque ficamos distantes dos servos, mas porque nós não podemos escutar a Palavra de Deus fluindo dentro dos servos.

Uma Pessoa De Deus Deve Ser Pura

Rute escutou a sua sogra lhe falar: Bom será… para, noutro campo, não te molestem. (Rute 2:22 ) Ela ensinou-a ser pura diante de Boaz. As pessoas de Deus devem ser puras.

Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. (1Pedro 2:2 )

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. (Atos 2:46 -47)

Deus trabalha no coração puro. Ser puro significa ‘não ser misturado e único’. E não ser misturado significa ‘não ser misturado com outra coisa qualquer de jeito nenhum’. Um coração puro significa ter um limpo coração para com Deus sem nenhuma coisa humana adicionada. A sogra de Rute pediu a ela para que não fosse a outros campos e para que não se encontrasse com outras pessoas; para somente pertencer a Boaz; para não permitir nada entre Boaz e Rute; e assim ficar com um coração puro diante de Boaz.

Para os Cristãos, pureza deve ser considerada parte de suas vidas. Deus trabalha naqueles que têm coração puro. Muitos Cristãos pensam que Deus não irá trabalhar neles porque são necessitados. Mas isto está completamente errado. Deus não pode trabalhar por eles porque eles possuem muitas coisas e não são puros diante de Deus. Quando você se tornar uma pessoa completamente vazia e ter somente Jesus como sua esperança, Deus poderá trabalhar poderosamente. As pessoas mais capazes na Bíblia não são aquelas que têm um grande entedimento ou sabedoria das Escrituras. As melhores pessoas que Deus pode trabalhar são os ‘profetas’ os quais são puros em escutar a voz de Deus, levando a Palavra assim como ela é, sem misturar com os seus pensamentos. Eles são os competentes servos de Deus. As pessoas que aceitam a Palavra de Deus com um coração simples e vazio podem parecer mais ou menos bobas, mas elas são grandes trabalhadoras de Deus e Deus cumpre o Seu trabalho através delas.

Através do pedido de Noemi para Rute, nós somos capazes de sentir o coração de Deus para conosco. O melhor caminho para fazer o poder de Deus ficar em mim é aceitando somente o coração de Deus e não pertencendo aos caminhos do mundo. As pessoas puras não usam truques, e qualquer coisa que elas façam, dão todos os seus corações por isso. As pessoas que não têm outra coisa se não Boaz, e as pessoas que só tem Jesus e o evangelho em seus corações são pessoas pelas quais Deus está olhando mais acima de tudo. Deus protege estes tipos de corações e trabalha através deles quando Ele derrama Seu poder sobre eles.

Rute 2 O Livro (OL)

Rute no campo de Boaz
2 Noemi tinha em Belém um parente do marido, um homem muito rico chamado Boaz.

2 Em certa ocasião Rute disse a Noemi: “Olha, vou aí aos campos de algum homem rico a ver se apanho os grãos que vão caindo atrás dos ceifeiros.”

“Pois sim, minha filha, vai lá então.”

3 E ela foi. Aconteceu precisamente que o campo onde foi calhar era o do tal Boaz, o parente de Noemi por afinidade.

4/5 Boaz por sinal apareceu ali, vindo da cidade enquanto Rute lá estava. Depois de saudar os ceifeiros, disse para o capataz: “Escuta, quem é aquela rapariga que ali está?”

6/7 “É a moabita que veio com Noemi. Pediu-me esta manhã se podia apanhar as espigas caídas atrás dos ceifeiros e cá tem estado sempre, excepto para descansar um pouco à sombra.”

8/9 Boaz foi ter com ela para lhe falar: “Minha filha, fica aqui neste campo connosco para apanhares as espigas. Não precisas de ir a outros campos. Junta-te às moças que aí estão a trabalhar. Já avisei os rapazes para não te incomodarem; quando tiveres sede vai beber à tua vontade.”

10 Ela agradeceu-lhe muito: “Não há razão para seres assim tão amável para comigo. Sabes bem que não passo duma estrangeira.”

11 “Sim, eu sei. Mas sei também de toda a afeição e carinho que tens mostrado para com a tua sogra, desde a morte do teu marido, e como preferiste deixar o teu pai e a tua mãe para vires viver entre estranhos. 12 Que o Senhor Deus de Israel, sob cujas asas vieste refugiar-te, te abençoe por isso tudo.”

13 “Agradeço-te muito. Foste muito bom para mim, não sendo eu sequer uma empregada tua!”

14 À hora do almoço, Boaz chamou-a: “Vem comer connosco.” Rute veio sentar-se junto dos ceifeiros e ele serviu-a abundantemente, muito mais do que ela podia comer.



Total de leitores: 988. Leitura diária: 2. Total de visitas: 2.929.891
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.