Grande Oriente Independente do Estado do Pará – GOIEPA

Grande Oriente Independente do Estado do Pará – GOIEPA

Com a suspensão do GOPA – Grande Oriente Paraense do quadro de Grandes Orientes filiados à COMAB, no final de 2011, e a grande possibilidade de seu desligamento definitivo, o que veio a ocorrer na Assembleia Geral Ordinária da COMAB, em fevereiro do ano seguinte, a Diretoria da Confederação Maçônica do Brasil, julgou necessário que não se deixasse a descoberto o Territóriodo Pará, solicitando aos IIr.`. de Marabá e Altamira que, com suas duas Lojas já fora do quadro de Lojas Simbólicas do GOPA, constituíssem uma terceira Loja e dessem início a um Grande Oriente que pudesse ocupar essa lacuna.

Assim, em 07 de fevereiro de 2012, nasce o GOIEPA – Grande Oriente Independente do Estado do Pará, com sede em Altamira e composto das Lojas Luz do Xingu, nº 01 e Rei Salomão, nº 03, ambas em Altamira e Justiça e Liberdade nº 02, em Marabá.

Para o primeiro mandato, foram escolhidos os IIr.`. Luis Garcez como Grão-Mestre e Ricardo Fernando Pereira como Grão-Mestre Adjunto. Os dois foram formalmente empossados pela Presidência da COMAB, em Sessão Magna, no dia 31 de março de 2012, sendo que, pela primeira vez, na sua história, a COMAB realizava tal cerimônia, embora o mandato dos dois já estivesse valendo desde a fundação do GOIEPA. Nessa ocasião, já com o GOPA desligado em definitivo, foi entregue ao Presidente da COMAB, Ir.`. Carlos Augusto Cavalcanti e ao Vice-Presidente, Ir.`. José Simioni, o requerimento solicitando filiação do GOIEPA na Confederação Maçônica do Brasil, o que foi concedido, por unanimidade, na Assembleia Geral Ordinária, em oito de junho de 2012, em Cuiabá, MT.

O GOIEPA passava a ser uma das estrelas da Confederação Maçônica do Brasil, comungando os ideais, princípios e normas dela originados.

Em outubro de 2013, por motivos profissionais, o Soberano Ir.`. Luis Garcez transfere-se para outro estado da federação e renuncia ao cargo de Grão-Mestre, assumindo, então, o primeiro malhete do GOIEPA, o Ir.`. Ricardo Fernando Pereira, dando seguimento aos trabalhos de difundir a Luz Maçônica do Estado do Pará através, hoje, das Lojas, ARLS Justiça e Liberdade n. 02 – Rito EAA, ao Oriente de Marabá, ARLS Estrela do Norte n. 04 – Rito EAA, ao Oriente de Belém, ARLS Fraternidade e União n. 06 – Rito Schroder, ao Oriente de Curionópolis, ARLS Acácia Izabelense n. 07 – Rito EAA, ao Oriente de Santa Izabel do Pará.

http://www.goiepa.com.br/



Total de leitores: 692. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.928.971
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.