Grande Oriente do Estado de Mato Grosso – GOEMT

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso – GOEMT

Desde 1968 já existia intenção dos maçons mato-grossenses de fundar o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a fim de dar vazão a participação efetiva nos processos políticos e institucionais do Grande Oriente do Brasil, colocando a nossa unidade federativa em destaque no cenário maçônico nacional.

O inexcedível Nilson Constantino conseguiu reunir maçons do quilate de Amasyles de Lanna Pinto, Odenir Vandoni, Rômulo Vandoni, Otello Badini, Jamil Boutros Nadaf, José do Carmo Ferraz, Eurico Saraiva, João Antonio Neto, Emílio Waqued, Manoel Ramos Lino, Octávio de Oliveira, Áureo Cândido Costa, Antonio Correa da Costa Neto, Waldemar Alves de Amorim Machado, Joaquim Nunes Rocha, Emílio Waqued, Benedito Vieira de Figueiredo, José Araújo Ramos, Benedito Lourival de Oliveira, Denizart Augusto de Mello, Deodato Rodrigues de Oliveira, Alcides de Freitas Cruzeiro, Juvenílio Francisco de Freitas, José Silvério de Guimarães, João José Freire, Menon Rodrigues de Oliveira, Jorge Scaff Gattas, Adolpho Augusto de Barros, Waldomiro Venâncio, Fadel T. Iunes, Antonio Ferreira de Barros, Oriovaldo Machado e Amilton Reis, entre outros cuja lembrança não nos traz nesse momento, com as devidas vênias para os aqui olvidados.

Com esse apoio foram fundadas a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia do Ocidente e a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Conquista e Integração para fazerem a trinca necessária com a Benemérita Augusta Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana na ação necessária para o cumprimento dos requisitos exigidos pela Constituição e pelo Regulamento Geral do Grande Oriente do Brasil no processo de criação, que era de existir, no mínimo, três oficinas em funcionamento na capital do estado.

Na sequência foram realizadas no dia 5 de junho de 1971 a primeira reunião preparatória na cidade de Rondonópolis/MT, no Templo da Loja Simbólica Estrela do Leste, e em 19 de junho de 1971 na cidade de Cáceres/MT, no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União e Força houve a segunda reunião. Tudo isso para se chegar a terceira e última reunião, também chamada de preparatória, mas agora para a instalação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, ocorrida no dia 25 de março de 1972, na cidade de Cuiabá/MT, no Templo da Benemérita Augusta Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana.

Até que sobreveio a instalação definitiva do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso sob a administração do seu futuro Grão-Mestre Nilson Constantino, surgindo definitivamente em 12 de outubro de 1972 no âmbito da maçônica brasileira mais uma Potência Regular Soberana e Autônoma, posicionando-se nos cargos administrativos os nossos valorosos irmão abaixo declinados:

GRÃO MESTRADO

Em:. Ir:. Dr Nilson Constantino, Grão-Mestre – Pod:. Ir:. Amasiles de Lana Pinto, Grão-Mestre Adjunto.

b. GRANDES SECRETÁRIOS

VVen:. IIr:.: João José Freire, Gr:. Secret:. de Adm:. – Dr Elpídio Gonçalves Preza, Gr:. Secret:. de FFin:. – Acadêmico Cezar Mario Dalla Riva, Gr:. Secret:. da G:. dos Selos – Contador Otávio de Oliveira, Gr:. Secret:. de Cultura, Liturgia e Ritualística – Otello Badini, Gr:. Secret:. de Assistência e Previdência Maçônica.

c. ILUSTRE CONSELHO MAÇÔNICO

Pod:. Ir:. Amasiles de Lana Pinto, Presidente – Mmemb:.: VVen:. IIr:. João José Freire, Dr Elpídio Gonçalves Preza, Acadêmico Cezar Mario Dalla Riva, Contador Otávio de Oliveira, Otello Badini, Contador Manuel Miraglia, Juvenílio Francisco de Freitas, Dr Amir Stephan, Dr Antonio Correa da Costa Neto, Cláudio Gabriel dos Santos, Dr Rômulo Vandoni, Raimundo Pereira de Oliveira e Dr Hamilton dos Reis.

d. PODEROSA ASSEMBLEIA ESTADUAL LEGISLATIVA

Em:. Ir:. Desembargador João Antonio Neto, Loja “Conquista e Integração”, Presidente – Vven:. IIr:. DDep:.: Athayde Carlos Borges, Loja “Estrela do Leste”, 1º. Vice-Presidente – Cleudes Migueis Faro, Loja “Estrela do Oriente”, 2º. Vice-Presidente – Dr João Bem Dias de Moura Filho, Loja “Caridade e Silêncio”, Orad:. – João Barbosa Caramuru, Loja União e Fraternidade VI”, Secret:. – Ddep:. VVen:. IIr:. Dr Joaquim Nunes Rocha, Loja “Acácia Cuiabana” – Conrado Sales de Brito, Loja “São João de Guiratinga” – Francisco Santana, Loja “União e Força” – Namy Ourives, Loja Liberdade Cacerense – Dr Benedito Lourival de Oliveira, Loja “Luz e Trabalho II” – Heronides de Araújo, Loja “Acácia do Araguaia” – Dr Aguilar do Nascimento, Loja “Acácia do Ocidente” – Contador Levi Rodrigues do Prado, Loja “Hiram Abiff” – Major Antonio Pinto de Castro, Loja “Ordem, Trabalho e Progresso” e Hugo Blanco Urrutia, Loja “Regente Feijó IV”.

e. MINISTÉRIO PÚBLICO

Dr Eurico Saraiva, Grande Procurador Estadual.

f. DELEGACIAS REGIONAIS

VVen:. IIr:. DDel:. do Grão Mestrado: Antônio Paulo da Costa Bilego, Região “A” – Barra do Garças; Jorge Scaff Gattass, Região “B” – Cáceres; General Amadeu Anastácio, Região “C” – Campo Grande; Dr Carlos de Castro Brasil, Região “D” – Corumbá; Alcides de Freitas Cruzeiro, Região “F” – Rondonópolis; Agenor Xavier de Oliveira, Região “G” – Três Lagoas.

Essa plêiade de maçons conseguiu formatar as sólidas bases das colunas de sustentação do nosso Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, possibilitando que durantes esses 41 anos fossem tirados dos campos das ideias e efetivamente materializados todos os sonhos da criação, instalação e desenvolvimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Olhando todo esse percurso histórico, com a verificação da existência de seus 1634 obreiros, de suas 55 Lojas Simbólicas, devidamente constituídas e em funcionamento, e da construção da sua sede própria, pode-se afirmar com a mais absoluta certeza de que todos os esforços desses pioneiros não foram em vão, colocando sobre os nosso ombros a alta responsabilidade de garantirmos com nossas ações proativas a perpetuação da nossa instituição e dos princípios maçônicos que a regem.

Tenho a mais firme convicção de que, juntos e unidos, não haveremos de frustar os nossos fundadores, pois somos um só corpo de energia vibrando positivamente nessa direção.

Parabéns ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso pelos seus 41 anos de existência.

Osvaldo Roberto Sobrinho Ademir Lúcio de Amorim
Grão-Mestre do GOEMT Grão-Mestre Adj. do GOEMT

Fonte: Grande Oriente do Estado de Mato Grosso

http://www.goemt.org.br/



Total de leitores: 623. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.928.970
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.