Grande Oriente do Distrito Federal

Grande Oriente do Distrito Federal

Roberto Burle Max foi o responsável pelo desenho das paisagens e zonas verdes da cidade. Em setembro de 1956 começaram as obras de construção da cidade. Sob a coordenação de Israel Pinheiro o Planalto Central brasileiro se encheu de “candangos” (operários e trabalhadores vindos em sua maioria do norte e nordeste brasileiro), e em 02 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente Kubitschek assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançando a seguinte proclamação: “Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”.
Finalmente Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Depois desta data começou a transferência dos principais órgãos do governo federal a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Executivos, legislativo e judiciário. Construída em três anos e dez meses, Brasília é definida como uma obra urbanística que sintetizou as ideias, os projetos e as leis sobre a mudança da capital.
O Grande Oriente do Distrito Federal é fundado em nossa capital no dia 21 de abril de 1971, e o Grande Oriente do Brasil transfere-se para Brasília em 1º de agosto de 1978,
A idéia de fundação do GODF surge em 1966, por ocasião da visita do Grão-Mestre do GOB Álvaro Palmeira e, naquela oportunidade foi criado o Conselho de Veneráveis das 8 Lojas que já estavam instaladas no Distrito Federal: Estrela de Brasília, Luz e Fraternidade, União e Silêncio, Fraternidade e Justiça II, Atalaia de Brasília, Acácia do Planalto, Obreiros do Planalto e Aurora de Brasília.
No dia do aniversário de Brasilia, em 1971, nasce o Grande Oriente do Distrito Federal com o ideal de congregar as Lojas Maçônicas e todos os Maçons que vivem no território da nova Capital do Brasil.
http://www.godf.org.br/


Total de leitores: 170. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.927.286
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.