Grande Oriente do Brasil – Pernambuco

Grande Oriente do Brasil – Pernambuco

A TRADIÇÃO MAÇÔNICA

A Tradição Maçônica (os ensinamentos contidos nos rituais) é de origem muito antiga e não foi desenvolvida por um único homem; ela é fruto das reflexões e experiências de inúmeros pensadores que existiram em várias civilizações.

Em determinado momento histórico, esse saber memorável foi reunido, esboçado sob a forma de graus e colocado sob a guarda de homens dignos para fins de preservação e transmissão à posteridade.

Essa tradição envolve aspectos sociológicos, políticos, cosmológicos, históricos, antropológicos e herméticos e para assegurar sua eficiente assimilação é transmitida sob a forma de um drama ritualístico ou psicodrama.

Essa técnica avançada de educação está relacionada à teoria do “mundo das idéias gerais” que fora desenvolvido pelo grande filósofo Platão. Para Platão, aprendizagem não é uma questão de adquirir novos conhecimentos, mas sim de recuperar nosso próprio conhecimento, que fora adquirido, anteriormente, no mundo das idéias gerais.

Em outras palavras, há um conhecimento supremo inato ao homem e que está registrado em sua mente. Esse conhecimento intuitivo aflora, quando o ser passar por determinadas experiências e vivências emocionais. O ritual ou drama alegórico é um dos meios eficientes para o despertar desse conhecimento interior e auxiliar no desenvolvimento da personalidade.

Tradicionalmente esse conhecimento interior representa a centelha divina no ser do homem. Quando o homem das cavernas começou a questionar os acontecimentos à sua volta os primeiros vislumbres surgiram. Esse questionamento levou à descoberta das imperfeições daquele sistema de vida e a conseqüente necessidade de melhorá-lo. Como resultante desse contexto tiveram início o desenvolvimento da civilização, a qualidade de vida e o aperfeiçoamento do sistema social. Os homens das cavernas foram, num certo sentido, os primeiros construtores sociais.



Total de leitores: 46. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.951.831
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.