Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso

Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso

 A história da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso começou quando MT e MS formavam um só estado

A maçonaria vem a cada dia, deixando de ser uma sociedade secreta para se tornar uma sociedade discreta. Foi-se o tempo das acusações infundadas contra a instituição e hoje o que se vê é o respeito à grande obra maçônica.

Os princípios da maçonaria são os mesmos da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. A missão dela é tornar feliz a humanidade, modificando o homem(particular) para que ele modifique o coletiva. É uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Segundo o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso(GLEMT) José Carlos de Almeida a maçonaria pauta o exercício do poder na fraternidade, liberdade, amor, tolerância e paz.

A história da GLEMT no estado está completando 30 anos. É bem verdade que ela começou antes, quando o estado era um gigante(incluindo MS). A Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso foi fundada no sul do estado em 24 de novembro de 1962, em Aquidauana. A sede foi estabelecida em Campo Grande.

A GLEMT permaneceu unida mesmo após a divisão do estado sob a cadência do Grão-Mestre Edroim Reverdito. Após a inclusão no nome da palavra “do sul” os irmãos do MT entenderam que deveriam fundar aqui outra SGLEMT, o que foi feito em 7 de outubro de 1978, quase um ano após a divisão de MT, por 24 irmãos. Sob esta potência unificaram-se onze lojas em reunião especial no Templo da ARLS Filhos de Salomão (que fica ao lado do viaduto da Av. Fernando Correia).

Atualmente a GLEMT tem 86 Lojas e 2265 membros. Sua história recente apesar de não ser longa mostra uma grande evolução e sem dúvida formou pessoas fundamentais para o desenvolvimento do estado. Para se ter uma idéia da força desta escola, tivemos no Brasil quase dez presidentes maçons, mais de vinte governadores, além de desembargadores, juízes, escritores, músicos, diplomatas, conselheiros, ministros…

A primeira diretoria eleita da SGLEMT foi constituída por: Grão-Mestre Antonio Hans, Grão-Mestre Adjunto Edu Arruda Junior, Grande 1° Vigilante Jamil José Haddad, Grande 2° Vigilante Moacyr Perri, Grande Orador José Pedro Rodrigues Gonçalves, Grande Tesoureiro Décio Matoso, Grande Chanceler Emanuel Ribeiro Daubian, Grande Secretário das Relações Interiores Raul José de Carvalho e Grande Mestre de Cerimônias Aldery Antonio Alves. É interessante apontar que mesmo antes da instituição das eleições a maçonaria já utilizava este procedimento para o preenchimento dos cargos.

As comemorações começaram no dia 7 de outubro com uma grande reunião de todas as lojas para homenagear a fundação da GLEMT. Hoje, dia 16, haverá um evento na Assembléia Legislativa de MT onde serão distribuídas medalhas de honra da ALMT a maçons pelos serviços prestados ao estado. A sessão é uma moção de honra à GLEMT. No dia 18 de outubro, no Maison Marie Louise, será realizado uma grande confraternização da irmandade comemorando o jubileu de pérola. Nesta ocasião serão distribuídas medalhas “Edroim Reverdito” aos irmãos maçons que se destacaram nos serviços pela maçonaria.

Segundo o Grão-Mestre José Carlos de Almeida a maçonaria participa atualmente de algumas campanhas do governo do estado para arrecadar donativos para pessoas menos favorecidas, mas a sua obra é feita sem alarde, como diz o provérbio bíblico ‘que a mão esquerda não saiba o que faz a direita’. Fazer o bem e divulgar é como plantar e colher, fazer o bem sem buscar mérito é como poupar junto a Deus, onisciente, onipotente e onipresente.

http://www.glemt.org/



Total de leitores: 584. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.927.285
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.