Frederick Dalcho

Frederick Dalcho – A Disseminaçao do Sistema dos Altos Graus

O primeiro Supremo Conselho do Mundo foi criado por 09 (nove) maçons de várias nacionalidades, liderados pelo Irmão Dalcho, em 1801, o principal foco do qual emanaram as demais Oficinas Chefes do Rito, na maior parte do mundo, foi o segundo Supremo Conselho, o de Paris, França.

Frederick Dalcho

Pouco após sua fundação, o Supremo Conselho de Charleston dava a um maçom francês, o Conde Alexandre de Grasse-Tilly, iniciado antes da revolução, na Loja “LeContrate Social”, uma deputação, para que ele divulgasse o Rito em São Domingos, onde ele não pode chegar, por estar a região agitada por questões raciais, o que fez com que ele seguisse para a Europa e mais precisamente para a França. Chegando a França em 1804, munido de uma patente que o habilitava a fundar um Supremo Conselho e portador do título de Grande Comendador, ele encontrava grande agitação maçônica, provocada por dissidências e querelas em torno da coleção dos altos graus, que já haviam proprocionado diversos acordos, seguidos de tantas outras rupturas. Isso inda ocorria em consequência da implantação do sistema dos quatro altos graus do Rito Francês.

Numa reação a esse sistema, o conde, em pouco tempo, elevou ao 33 um grande número de maçons franceses, formando com eles, um Supremo Conselho provisório. A 12 de outubro de 1804, os Grandes Oficiais do Rito constituram o Grande Consistório, que convocou, para o dia 22 do mesmo mês, uma Assembléia Geral, com a finalidade de proceder a formação de uma Grande Loja Escocesa. No dia fixado, efetivou-se, então, a criação da Grande Loja Geral Escocesa da França, do Rito Antigo e Aceito, cuja sede era em Paris, elegendo-se, na ocasião 04 (quatro) dignatários e proclamando o Principe Luis Napoleão, como Grão-Mestre, eGrasse-Tilly como seu representante. A 01 de novembro, essa fundação era anunciada, através de um manifesto.

Grasse-Tilly foi Grande Comendador de 1804 a 1806, sendo sucedido pelo Duque de Cambacrs (1806-1818) e voltando a dirigir o Supremo Conselho de 1818-1821. Foi a partir dessa época que o Rito Escocês brotou em toda a Europa, embora só com grandes esforos tenha aberto um discreto caminho na Inglaterra, onde a Maçonaria, sob a égide da Igreja Anglicana, não via com bons olhos um Rito nascido do catolicismo (jacobita, stuartista).

Nessa época, a Grande Loja Unida da Inglaterra (resultado da fusão das antes antagônicas facções da Grande Loja de Londres e da Grande Loja de York) ainda era recém nascida e estava sob a direção de um Grão-Mestre bastante enérgico, o Duque de Sussex, que os adversários tachavam de ditador e autocrata, devido a mão de ferro com que ele governava, no sentido de preservar, a qualquer preço, uma unificação dificilmente conseguida e que seria colocada em perigo, no caso de uma precoce introdução do escocesismo no país. Devido a isso, que o duque foi deixando na gaveta a patente que lhe foi conferida por Decazes, Soberano Grande Comendador da França, para criar, em 1819, um Supremo Conselho do Rito Escocês para a Inglaterra.



Total de leitores: 335. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.702
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.