Feliz Natal e Venturoso Ano novo

Feliz Natal e Venturoso Ano Novo

Que no firmamento brilhou uma estrela maior do que todas as outras! A sua luz era indescritível.

A sua novidade causou estranheza. Mas todos os demais astros, incluindo o Sol e a Lua, fizeram coro à Estrela. Brindo-lhe, com uma singela peça, para transmitir-lhe nosso simples, contudo, verdadeiro desejo de FELIZ NATAL! e um EXCELENTE 2017.

NATAL, NOVO ANO E DIAS FUTUROS SOB A ÓTICA DE GRANDES NOMES.

Nós que aprendemos, meditamos e relemos. No solstício de inverno, a Terra está mais perto do Sol. Os raios espirituais caem em ângulos retos na superfície da Terra no Hemisfério Norte, estimulando a espiritualidade, enquanto as atividades físicas diminuem em razão do ângulo oblíquo em que o raio solar atinge a superfície de nosso planeta.

Assim, na noite entre 24 e 25 de dezembro, as atividades físicas estão no seu mais baixo nível e as forças espirituais no seu mais elevado fluxo, por isso, ela é chamada a “noite mais santa do ano”. Por sua vez, o pleno verão é a época de divertimento entidades interessadas no desenvolvimento material, conforme demonstrado por Shakespeare no seu “Sonho de Uma Noite de Verão”.

Esta escrito: «No firmamento brilhou uma estrela maior do que todas as outras! A sua luz era indescritível. A sua novidade causou estranheza. Mas todos os demais astros, incluindo o Sol e a Lua, fizeram coro à Estrela. Esta, porém, ia arremessando a sua luz por sobre todos os demais. Desde então, desfez-se toda a magia; suprimiram-se todas as algemas do mal. Dissipou-se toda a ignorância; o primitivo reino corrompeu-se, quando Deus se manifestou humanamente para a novidade de uma vida eterna». [do Livro da sabedoria. ]

Lendo-se S. Inácio, ensina que o «menino que se encontra na manjedoura … aquele que rompeu o jugo que a todos oprimia». Indaga-se, como operou tal libertação? «fazendo-se Ele mesmo servo para nos chamar à liberdade». Nos ensinamentos complementares de S. Efrém.

Meditando as palavras de Santo Agostinho, refere-se ele frequentemente ao silêncio eloquente do bebê de Belém, patente na voz das criaturas que exteriorizam a alegria da sua libertação. Belém é, pois, para nós, uma lição eloquente. Com o seu nascimento na silente noite de Belém, o Menino divino, diz S. Agostinho, «mesmo sem dizer nada, deu-nos uma lição, como se irrompesse num forte grito: que aprendamos a tornar-nos ricos nele que se fez pobre por nós; que busquemos nele a liberdade, tendo Ele mesmo assumido por nós a condição de servo; que entremos na posse do céu, tendo Ele por nós surgido da terra».

Fala ele também do sol da justiça e da equidade, o mesmo sol que ilumina a humanidade, desde os primórdios da criação. Pensar neste sol, que está simbolizado, no planeta sol, mas que é muito mais, pois é o calor que perscruta os corações.

São Máximo Turinense leciona: “adornemo-nos com vestes puras e elegantes! Falo, claro está, das vestes da alma, não do corpo… Adornemo-nos não com seda, mas com obras boas! Pois as vestes elegantes ornam o corpo, mas não podem adornar a consciência; pois seria muito vergonhoso trazer sob elegantes vestes elegantes, uma consciência contaminada”.

Acima de tudo embelezar os nossos afetos íntimos, e poderemos então vestir belas roupas; lavemos as manchas da alma para usarmos dignamente roupas elegantes! Não adianta dar nas vistas pelas vestes se estamos sujos em pecados, porque quanto a consciência está escura, todo o corpo fica nas trevas.

Bom Natal, com todas as reflexões! “Que Deus nos ajude durante o próximo ano a alcançar maior semelhança com Cristo do que jamais conseguimos antes”(Heindel).

Irmão Feliz Natal e boas festas extensivo a toda sua família.
Receba o meu Tríplice e Fraterno Abraço.

Ir.•. Ivair Ximenes Lopes
Administrador MS Maçom

“Nosso único propósito. A maçonaria!”

Resumo biográfico
Santo Inácio foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 100 ou 107, discípulo do apóstolo João, também conheceu São Paulo e foi sucessor de São Pedro na igreja em Antioquia.

Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África.

S. Efrém, um dos doutores da Igreja, prolífico compositor de hinos e teólogo do século IV, venerado por cristãos, especialmente pela Igreja Ortodoxa Síria, como um santo. Nascido em Nísibis, foi discípulo de Tiago de Nísibis na famosa escola da cidade.

São Máximo Turinense, foi um bispo e escritor de teologia e é considerado santo e mártir pela Igreja Católica.

Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.



Total de leitores: 464. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.964.616
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.