Estrela do Oriente

Estrela do Oriente

A Ordem Estrela do Oriente Fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA).

É uma organização, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.

Dela fazem parte homens, Mestres Maçons e, mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma “maçonaria mista ou feminina”. Tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Para ser um membro da Estrela do Oriente, no caso de homem, deve ser Mestre Maçom regular e no caso das mulheres, é preciso ser esposa, viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, tia, ou cunhada de Mestre Maçom regular, e que tenham mais de 18 anos completos.

Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte à Ordem do Arco-Iris para Meninas e as Filhas de Jó, preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

Para formar um Capítulo é preciso no mínimo 21 membros, sendo obrigatório a presença de pelo menos dois Mestres Maçons Regulares.

 Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticas:

  • educar;
  • edificar caráter;
  • ressaltar valores morais e espirituais;
  • fazer caridade e servir ao próximo; e
  • dar suporte a “Ordem Internacional das Filhas de Jó;.

As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria.

QUEM PODE SER INICIADO

Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente, esposas, filhas, noras, mães, irmãs, netas, bisnetas e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica e Maçom que esteja regular em uma Loja.

A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.

Os principais requisitos são:

  • acreditar em um ser superior;
  • ter boa conduta moral;
  • ter bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade.

COMO INICIAR

A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade. No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.

QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO

Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas. A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista.

COMO FORMAR UM CAPÍTULO

Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do sexo feminino e 2 do sexo masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros. Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente.



Total de leitores: 907. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.970.958
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.