Divisão Ou Cisão: São Paulo Em 1973

Divisão Ou Cisão: São Paulo Em 1973

 

*A História É Triste Mas Hoje É Superada-Estamos Unidos Como Irmãos GOSP e GOP

O Grão Mestre Danilo Jose Fernandes rompeu com o GOB e aderiu ao Movimento do Colégio de Grão Mestres Liderados pelos Grão Mestres de Minas e Rio Grande do Sul.  Resultado: saíram 80% das lojas Paulistas, mas em pouco menos de cinco anos retornaram quase todas. Nesta cisão resultou em dois Grandes Orientes: o Paulista GOP e o Estadual GOSP.

Em 1973, decreto do GOB, numero 3296, suspende os direitos maçônicos de Danilo Jose Fernandez, e com o decreto 3382 , Danilo foi eliminado do GOB.

Com o ato 3305 o GOB, nomeou como delegado, interventor, para o GOSP o então General Reformado Luiz Braga Mury.

Este assumiu na Rua São Joaquim, 457, mas os seguidores de Danilo,  trocarão a fechadura da porta de entrada, impedindo o acesso do Interventor, e entrarão com ação na Justiça pedindo a manutenção da posse do palácio maçônico.

A partir dai o GOSP, foi se instalar na Rua Santa Thereza, em um prédio, que foi implodido pela prefeitura, mudando se para a Av. Brigadeiro Luiz Antonio nº 252, 2ºAndar, de onde Dionísio Pereira de Souza de Jaú Loja Umiao e Caridade Jauense administrou o GOSP, recebendo as suas 59 Lojas então existentes e seus problemas.

O adjunto Jose Camilo de Andrade, não acompanhou a cisão, ficando fiel ao GOB, O Grão Mestre João Baptista Moraes de Oliveira da Loja Ordem e Justiça de Assis, e Januario Silvio Pezzotti, da Estrela de Rio Claro. Outros com cargos importantes e ex Grão mestres que residiam no interior do Estado também não acompanharam Danilo. Foram eles: Paulo Breda, ex-reitor do Mackenzie da Loja Perseverança III, de Sorocaba, Emilio Peduti Filho, empresário e ex-vice-presidente do Banespa, da Loja Guia Regeneradora, de Botucatu.

As relações   entre os dois orientes se azedaram tanto que um e outro consideravam espúrios.  Somente no final década de 90 e inicio de 2000 houve uma tímida reaproximação com o ex GOP Claudio Roque e Ballouk com aval tímido do Poder central na esperança de união dos dois orientes.  A reaproximação aconteceu em quase todo território nacional esquecendo as rusgas do passado, mas os independentes seguiram seu próprio caminho com seu modelo administrativo próprio formando a COMAB.  Modelo esse Confederativo copiado das Grandes Lojas porem com a manutenção dos 3 poderes copiados do GOB. Hoje as 3 obediências se reconhecem por razão de serem signatárias da CMI embora NENHUM dos INDEPENDENTES tenham o reconhecimento da GLUI.



Total de leitores: 341. Leitura diária: 2. Total de visitas: 2.964.362
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.