Chegada da Maçonaria no Brasil

Chegada da Maçonaria no Brasil Recentemente li e estou relendo do Rizzardo Da Camino os livros Introdução à Maçonaria, volume 1,2 e 3 e estou preparando um trabalho para apresentar em minha loja. Em um dado ponto narra-se muito da chegada da Maçonaria no Brasil e em outros países vizinhos, época da expansão da Maçonaria pelo mundo, época de muitos feitos por ela e acreditando que Camino não escreveu aquelas linhas sem que fosse feita uma profunda pesquisa, acredito que Tiradentes foi iniciado na Maçonaria, não só ele, mas tantos outros relevantes nomes da historia do Brasil, bem como dos demais países onde a Maçonaria se instalou.

Naquela época era muito diferente de hoje, houve época que a maçonaria se reunia em cavernas, em navios, em fazendas e salas de casas, e porque não, como esta nos livros de Camino, o Tiradentes ter sido iniciado em uma reunião Maçônica mesmo antes de haver uma Loja instalada no Brasil? Vários movimentos, principalmente movimentos de libertação de povos colonizados pelos países europeus, inclusive colonos da coroa inglesa, ressalvo isso porque a Maçonaria foi assenhoreada pela Inglaterra e a Maçonaria ajudou colônias inglesas a se libertarem. Não havia a necessidade de haver lojas para iniciar, pode ter havido iniciações em campos de guerra e em outros lugares inimagináveis, principalmente em locais onde ela não encontrava liberdade para aparecer.

Portanto acredito que Tiradentes foi iniciado e que Inconfidência Mineira foi mais um feito Maçônico. Abaixo um texto sobre o movimento para fertilizar nossos pensamento sobre o assunto:



Total de leitores: 408. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.928.306
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.