A beleza das Kasbahs marroquinas

A beleza das Kasbahs marroquinas

Interior de uma Kasbah

As Kasbah (tighremt em berbere) desempenharam por muito tempo o papel dos castelos fortificados, sendo lugares de refúgio para pessoas e animais, e protegendo do frio e de outras ameaças. A kasbah é uma residência majestosa ou a habitação de uma família. É um edifício imponente erguido sobre uma planta quadrada. Enquanto as kasbahs nos vales da montanha são robustas, as dos oásis do Sul têm um aspecto mais alto e elegante. Nos quatro cantos há torres com merlões.

As dimensões das sala de uma kasbah típica são ditadas pelo tamanho das vigas horizontais e geralmente são mais compridas do que largas. A sala maior é a de recepção, que muitas vezes tem um tecto pintado e é reservada aos homens. O estábulo e curral ficam no rés-do-chão.

Interior de uma kasbah


Marrocos é um país ensolarado no noroeste da África, surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas pela sua diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas, encantadores palácios e fortificações.

De entre todas as belezas que aqui encontrei encantaram-me pela sua beleza as construções em terra, as Kasbah.

A kasbah é uma fortificação construída com palha e barro e mais raramente com pedra, pelas famílias endinheiradas e que, para além de proteger quem vivia na cidade dava guarida aos viajantes. Em todas as cidades havia destas fortificações defensivas. Actualmente muitas delas encontram-se no meio das cidades, mas também é comum vê-las em locais desérticos.

A importância histórica das kasbahs marroquinas é tão grande que elas foram classificadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e tornaram-se rota de turismo e rally, conhecida por “Rota dos Kasbahs



Total de leitores: 225. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.950.929
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.