Basílio da Gama

Basílio da Gama – 1741/1795 –

Por ter sido no Brasil o primeiro a tratar o índio com simpatia, no poema épico O Uraguai, escrito no estilo do classicismo camoniano, Basílio da Gama já foi incluído entre os pré-românticos. Na mesma obra, abriu caminho para o paisagismo romântico, em versos como: “Tece o emaranhadíssimo arvoredo / Verdes, irregulares e torcidas / Ruas e praças, de uma e de outra banda / Cruzadas de canoas”.

José Basílio da Gama nasceu em São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes MG, em 1741. Estudava no colégio dos jesuítas no Rio de Janeiro quando a Companhia de Jesus foi banida do Brasil por decreto do marquês de Pombal, em 1759. Continuou os estudos no colégio episcopal de São José.

Mais tarde conseguiu ir para Roma e ingressou na Arcádia Romana com o nome de Termindo Sipílio. Em 1767 voltou ao Brasil. No ano seguinte já estava em Lisboa, onde foi detido por ordem do marquês de Pombal e denunciado como partidário dos jesuítas.

Chegou a ser condenado ao degredo em Angola, mas livrou-se da pena ao escrever um epitalâmio ou poema nupcial à filha de Pombal, rogando-lhe clemência e, ao mesmo tempo, louvando o ministro e insurgindo-se contra os jesuítas. A tática surtiu efeito: Pombal não só cancelou a sentença, como passou a protegê-lo.

Em 1769 concluiu e publicou em Lisboa O Uraguai, seu poema mais importante, em que reiterou a crítica aos jesuítas e o louvor à política pombalina. Conheceu então uma série de êxitos sociais, recebeu carta de fidalguia e nobreza e publicou mais um poema, Quitúbia (1791). Hostilizado após a morte de Pombal, Basílio da Gama morreu em Lisboa em 31 de julho de 1795.

blog.msmacom.com.br

Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações, e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades...
Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações, e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades…


Total de leitores: 340. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.928.175
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.