ARLS 28 de Outubro, 36 Anos

ARLS 28 de Outubro, 36 Anos

Ao fazer esta narrativa tenho que pontuar outros fatos históricos que sucederam. Os quais julgo importante, pois todos têm relação com o surgimento da nossa Loja. Assim , trazendo a baila o espírito que motivava os Irmãos, a manejar um desenvolvimento crescente, pujança que impulsionava o novo estado e que embebia a Grande Loja, culminando com a fundação de outras oficinas e vários Orientes.

Com a divisão do então Estado do Mato Grosso em dois Estados (MS e MT). A Grande Loja existente que denominava-se GLEMT, passou a jurisdicionar todas as lojas de ambos os estados, mesmo após a divisão.

Como a maioria das lojas estavam no novo estado que nascia, foi transferida a sua sede para Campo Grande – MS. Jurisdicionou ambos os estados até o dia 7 de outubro de 1978, quando fundou-se uma nova Grande Loja, no Estado do Mato Grosso, com sede em Cuiabá – MT.
A Loja 28 de Outubro, nasce em 28 de outubro de 1978, no Oriente de Naviraí – MS, novo estado da federação, sob a jurisdição da Grande Loja do Mato Grosso do Sul (GLEMS) que tem sede na capital Campo Grande – MS.

No mesmo mês e ano (outubro/1978) nasce a Grande Loja do Estado do Mato Grosso (GLEMT), que passa a jurisdicionar o Estado do Mato Grosso, com sede na capital: Cuiabá – MT.

G 1. Fundação da Grande Loja do Estado do Mato Grosso.

A Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso, foi fundada no dia 24 de novembro de 1962, no Oriente de Aquidauana/MT, no Templo da ARLS Marechal Deodoro da Fonseca, tendo como madrinha a Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo.

Foram fundadoras as AA. RR. LL. SS. Marechal Deodoro da Fonseca – Aquidauana, João Pedro de Souza – Três Lagoas, Nova Esperança – Dourados, Oriente Maracaju – Campo Grande, Nova Era – Campo Grande (obedientes à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo), Amor e Justiça – Coxim, Estrela do Sul – Campo Grande, Antônio João – Dourados, Aquidaban – Ponta Porã (jurisdicionadas à Sereníssima Grande Loja Unida do Estado da Bahia). A cidade de Campo Grande foi escolhida para sediar a GLEMT.

G 2. Criação do Estado do Mato Grosso do Sul.

Decretado em 11 de outubro de 1977 a divisão do Estado do Mato Grosso, cindindo-se assim em Mato Grosso (NORTE) e Mato Grosso do Sul (SUL).

Por ocasião da divisão do Estado (Lei nº 31, de 11/10/1977), Cuiabá e norte do Estado já contavam com 11 lojas jurisdicionadas à GLEMT.

G 3. Alteração de Grande Loja do Estado do Mato Grosso para Grande Loja do Estado do Mato Grosso do Sul.

Porém, considerando que o Grão-Mestrado tinha sua sede em Campo Grande, a GLEMT passou a denominar-se GLEMS – “Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso do Sul”, absorvendo todas as Lojas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A partir de então, iniciam-se as articulações que culminaram com a fundação da Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso, no dia 7 de outubro de 1978, tendo como madrinha a Sereníssima Grande Loja do Estado de Mato Grosso do Sul.

G 4. Fundação da ARLS 28 de Outubro no oriente de Naviraí

Em 28 de Outubro de 1978 a Sereníssima Grande Loja do Estado do Mato Grosso do Sul, decretou a fundação da ARLS 28 de Outubro, sob o n° 32, no Oriente de Naviraí – MS. Esta, tem como loja mãe a ARLS Independência, n° 29 do Or.·. de Glória de Dourados – MS.

Foram fundadores da ARLS 28 de Outubro :Anésio Ramão de Oliveira, Alvino Valentim, Odivaldo José de Matos, Joaquim das Neves Norte, Elpidio Bressa Marique, Dorival Constantino da Silva , Antonio Pires de Souza, João Afonso de Barros Mello, Jaide Lopes de Souza, Onevan José de Matos, Jaci de Souza Freire, Simão Alves da Silva, Guilherme Nunes Borges, Francisco Bernardino de Carvalho Neto.

Isso aconteceu na gestão do Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMS Ir.·. Edroim Reverdito

Certamente não esgoto o assunto. Trata-se de uma pesquisa que pode ser acometida de alguns deslizes, embora tenha buscado sempre que possível, fonte segura.

T.·.F.·.A.·.

Pesquisa Ir.·. Ivair Ximenes Lopes



Total de leitores: 1.041. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.929.892
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.