Antonio Carlos Ribeiro de Andrada

Antonio Carlos Ribeiro de Andrada

 Da segunda geração dos Andradas e terceiro deste nome. Era filho do conselheiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada e de Gabriela Frederica Ribeiro de Andrada, irmão de José Bonifácio, o Moço e do Conselheiro Martim Francisco, o Moço. Pelo lado materno era neto e pelo lado paterno era sobrinho-neto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

Formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1862. Em 1864 transferiu-se para Barbacena, Minas Gerais.

O velho senador Antônio Carlos em foto de 1895 com sua família. Ao fundo de pé, o segundo da esquerda para a direita, o seu filho homônimo Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, futuro presidente do Estado de Minas

Contraiu matrimônio em Barbacena com Adelaide de Lima Duarte, irmã do Visconde de Lima Duarte, José Rodrigues de Lima Duarte, senador no Império, e filha do Comendador Feliciano Coelho Duarte, proprietário da Fazenda da Borda do Campo, e de Constância Emídia de Lima Duarte, e ainda, pelo lado materno, sobrinha do Comendador Francisco de Paula Lima e bisneta do inconfidente mineiro Coronel José Aires Gomes. Deste consórcio teve treze filhos, dele resultou o ramo mineiro da família Andrada. Foram pais de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, presidente do Estado de Minas e avô de José Bonifácio Lafayette de Andrada, presidente da Câmara dos Deputados.

Foi jornalista e advogado, juiz municipal e de órfãos, vereador e presidente da Câmara Municipal de Barbacena. Foi deputado geral no Império (1885 e 1886). Em 1886 declarou-se republicano, fato que provocou repercussão em razão da projeção dos irmãos José Bonifácio, o Moço e Martim Francisco, o Moço.

Em fevereiro de 1886, juntamente com Ernesto Antunes de Campos, Carlos Pereira de Sá Fortes e José Augusto Durães Castanheira, dirigiu a Associação Jornalística de Barbacena, fundadora do Correio de Barbacena, editado sob responsabilidade de Frederico Salgado.

Com a República candidatou-se em 15 de setembro de 1890, sem sucesso, à Constituinte Federal recebendo 12.785 votos. Em janeiro de 1891 foi eleito senador constituinte estadual e participou, com voto favorável, da sessão do Congresso mineiro que decidiu pela mudança da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte

Antônio Carlos Ribeiro de Andrada IV
——————————————————————————–
(1870 – 1946)
——————————————————————————–
Político brasileiro nascido em Barbacena, Estado de Minas Gerais, da terceira geração Andradina. Pertencente a uma das famílias de maior tradição na política brasileira, era filho de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, e sobrinho-neto do ilustre José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. Diplomou-se em direito pela Faculdade de São Paulo e participou do movimento republicano antes de se formar (1891). Iniciou em seguida a carreira política sendo eleito como vereador em Juiz de Fora, e foi nomeado secretário de Finanças de Minas Gerais (1902). Assumiu a prefeitura de Belo Horizonte (1906) e no ano seguinte foi eleito senador estadual e novamente vereador em Juiz de Fora.

Escolhido presidente da Câmara Municipal, passou a exercer as funções de prefeito da cidade. Elegeu-se deputado federal na legenda do Partido Republicano Mineiro (1911) e foi sucessivamente reeleito, permanecendo na Câmara dos Deputados até ser convidado pelo presidente Venceslau Brás para compor seu ministério (1917). Foi Ministro da Fazenda (1917-1918) e presidente de Minas Gerais (1926-1930). Revolucionário (1930) foi novamente ministro da Fazenda (1930). Elegeu-se à Constituinte (1933), a qual presidiu com muita competência, continuando, em seguida, na presidência da Câmara dos Deputados. Após o golpe do Estado Novo, abandonou a atividade política para se dedicar a seus negócios privados (1937) e faleceu no Rio de Janeiro, no primeiro dia do ano (1946).

Tradicionalmente, a Maçonaria surgiu com as civilizações, e esteve presente na formação de quase todas elas, para instruir os homens nos princípios da construção social, construindo mentes sábias e personalidades…


Total de leitores: 447. Leitura diária: 1. Total de visitas: 2.913.708
mm

About Ivair Ximenes Lopes. Ivair Ximenes

Deixe seus Comentários

Seu comentário é muito importante. Com ele tomamos iniciativas úteis.