A Maçonaria e a música brasileira

A Maçonaria e a música brasileira Desde a sua formação, quando a Música Popular Brasileira sofreu grande influência de ritmoseuropeus e africanos, os ideais maçônicos já se faziam representar por […]

A Maçonaria e a música brasileira

Desde a sua formação, quando a Música Popular Brasileira sofreu grande influência de ritmoseuropeus e africanos, os ideais maçônicos já se faziam representar por intermédio da criação artística decompositores maçons ou mesmo de profanos.Em 1969, os compositores e sambistas Silas de Oliveira e Mano Décio escreveram o samba-enredo

Heróis da Liberdade”, para a escola de samba Império Serrano.

A letra do samba conta a saga da libertação dos escravos, que teve participação decisiva da Maçonaria, que lutava pela liberdade e o fim daescravidão. Nessa gravação, na voz do cantor João Nogueira, podemos sentir claramente a força e ainfluência da Ordem maçônica neste que é, sem dúvida alguma, um dos eventos mais grandiosos dahistória do Brasil, o fim da escravidão.Outro compositor e cantor que lutou bravamente pela bandeira da liberdade, desfraldada pelaMaçonaria, é Luiz Gonzaga, criador do xote e do baião, ritmos que viriam a influenciar outros artistas comoCaetano Veloso e Gilberto Gil.

Gonzagão, como era conhecido, foi iniciado em 3 de abril de 1971, na LojaParanapuan, nr 1477, na Ilha do Governador (RJ), que trabalhava no Rito Moderno ou Francês. A música

Acácia Amarela” –

tão executada nos trabalhos em nossa loja – foi composta em 1981. Luiz Gonzagafaleceu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos de idade.Em 24 de julho de 1859, o maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, foi iniciado na LojaAmizade, fundada em 1832, a primeira da capital paulista. Nascido em Campinas em 11 de julho de 1836, opapel de Carlos Gomes que se tornou o mais importante compositor de óperas brasileiro e transcendeu ocampo artístico.

De acordo com o professor campineiro Cesario Hossri, seu entusiasmo pelo Brasil e suamúsica, executada na época em toda a Itália, despertaram nos italianos o desejo de vir para cá. O professorHossri assegura que esta foi uma iniciativa consciente do compositor campineiro, fundamentada empesquisas realizadas durante três anos nos arquivos do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas.Entre suas principais obras, destacam as óperas Fosca, Salvador Rosa, Maria Tudor e o Guarani.

Na extensa lista de músicos brasileiros maçons, não poderíamos deixar de citar o compositor, multiinstrumentista, cantor, publicitário e escritor, o irmão Zé Rodrix, que partiu para o Oriente Eterno recentemente e que nos deixou a obra “Diário de um Construtor de Templo”, uma trilogia sobre as origens da Maçonaria, uma das obras mais ricas e densas sobre o universo maçônico.

Em uma justa e perfeitahomenagem e sem a pretensão de esgotar o tema, fechamos esta Peça de Arquitetura, ouvindo a música “Casa no Campo”, que fez sucesso com Elis Regina, e que agora ouvimos na voz do próprio Zé Rodrix.

Bibliografia

Site internacional sobre compositores clássicos maçons

http://www.masonmusic.org

Histórias Pitorescas de Maçons Célebres

José Castellani – Editora A Trolha  1997J

azz and Freemasonry, Two Years After –

Tuncel Gulsoy e Alan J. Hutchison

 

Autoria
A.’. R.’. L.’. S.’. 9 DE JULHO – Oriente de Campinas

Peça de Arquitetura elaborada por: Ir.’. Eric Nunes Iamarino Ap.’. M.’.

Em 9 de junho de 2009 E.’. V.’. A

 

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Ximenes

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Ximenes, MM, Advogado.